Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


PLANEJAMENTO

natal.rn.gov.br » Planejamento » Encontro de Ciência, Cultura e Inovação - ECCI

  • Encontro de Ciência, Cultura e Inovação - ECCI






Encontro de Ciência, Cultura e Inovação de Natal


O I Encontro de Ciência, Cultura e Inovação - ECCI de Natal é promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA, com o apoio de seu Órgão colegiado, o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCIT, do SEBRAE e de instituições de ensino, como a Universidade Potiguar - UnP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, através do Instituto Metrópole Digital - IMD, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra - IIN-ELS.


Adotando como tema “Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação para Natal”, o I ECCI objetiva reunir, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2019, no SEBRAE, estudantes, professores, empreendedores e profissionais de referência nessas áreas, para discussões basilares, a partir da realização de painéis, palestras, apresentações de trabalhos e mostra de projetos, visando a construção de um diagnóstico que subsidie, com a identificação de eixos, objetivos e diretrizes, a elaboração de uma Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para a cidade do Natal.


Ademais, durante o Encontro, ocorrerá o NATAL GAME JAM, realizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, fruto do primeiro edital de seleção pública do Brasil voltado para jogos digitais, que contará com a participação de 38 inscritos. Serão três ininterruptos dias de convivência, criação e estratégias para apresentar boas e inovadoras ideias no desenvolvimento de jogos, usando o nosso valor cultural como referência. O NATAL GAME JAM conta com o apoio do SEBRAE e da equipe qualificada de Jogos Indígenas Potenciais - PONG, além da participação de convidados renomados.


Sobretudo, o I ECCI vem fortalecer ainda mais as iniciativas que a Prefeitura do Natal, com o apoio de todas as instituições parceiras acima mencionadas, tem realizado ao longo dos últimos anos, as quais têm contribuído para a modernização da máquina administrativa através da adoção de práticas e ferramentas eletrônicas e digitais que aperfeiçoam e otimizam a oferta de serviços públicos, aproximam o cidadão natalense do Poder Público e movimenta o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da cidade.


Portanto, é nesse contexto e com esse entusiasmo que convidamos todos para fazer parte desse importante momento! Sejam todos muito bem-vindos ao I ECCI!

Encontro de Ciência, Cultura e Inovação de Natal



I Encontro de Ciência, Cultura e Inovação de Natal – ECCI
Tema: Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação para Natal
Data: 5 a 8 de dezembro de 2019
Local: SEBRAE
Endereço: Av. Lima e Silva, 76 – Lagoa Nova - Natal-RN


PROGRAMAÇÃO

Dia 05/12 (quinta-feira) - Noite

18h-18h30 - Credenciamento
18h30-19h - Abertura
19h-19h40 - Palestra Magna
    • Manoel Veras (UFRN)
19h50-21h50 - Painel Desafios da Inovação no Setor Público
    • Marco Bruno Miranda (JFRN)
    • Hugo Meneses (SEDEC/Gov. do Estado do RN)
    • Paulo César Medeiros (SMG/PMN)
    • Larissa Marques (CDL Jovem Natal) - Mediadora

Dia 06/12 (sexta-feira) - Manhã

8h-12h - Apresentações de trabalhos e mostra de projetos

8h-9h20 - Painel Ciência e Tecnologia na Educação
    • Marcelo Bandiera (Saber Inovar)
    • Charles Madeira (UFRN)
    • Eliudson Raphael (COMCIT/SME/PMN)
    • Denise Cortez (SME/PMN) - Mediadora

9h30-10h10 - Palestra 500 anos da Vida e Obra de Leonardo da Vinci - “Homenagem aos 100 anos do Dr. Moacyr Medeiros”
    • João Telésforo (UFRN)

10h20-10h50 - Quiz Fake News na Ciência
    • Dácio Michel da Cruz Souza (UERN)

11h-12h20 - Painel Soluções STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no Século XXI
    • Oswaldo Costa Neto (BIT Editora - PB)
    • Alexandre Amaral (Robô Ciência - RN)
    • Jerônimo Freire e Pedro Henrique Freire (Projeto Minha Escola é Sustentável)
    • João Telésforo (UFRN) - Mediador

Dia 06/12 (sexta-feira) - Tarde

14h-17h - Apresentações de trabalhos
14h-15h20 - Painel Parques Tecnológicos: desafios e oportunidades
    • Ângela Paiva (UFRN/Parque Tecnológico PAX)
    • Rodrigo Romão (IMD/UFRN)
    • Susie Alves (NAGI/FIERN)
    • Alexsandro Ferreira (COMCIT/SEMPLA) - Mediador

15h30-16h30 - Painel Ensino e Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação
    • Júlio Rezende (FAPERN)
    • André Maitelli (FUNPEC)
    • Demétrius de Oliveira (FUNCITERN)
    • Lorena Sena (UNP) - Mediadora

16h40-17h40 - Painel Inovação e Tecnologia na Criação Artística
    • Enrique Nobledo (Publicitário)
    • Henrique Fontes (Ator, Diretor e Dramaturgo)
    • Eduardo Pinheiro (Engenheiro de Som, Músico, Membro AES)
    • Josenilton Tavares (FUNCARTE) - Mediador

18h - Abertura do Natal Game Jam
    • Fernando Tomé

Dia 07/12 (sábado)

Natal Game Jam (fechado para inscritos na seleção pública nº 38-2019)

Dia 08/12 (domingo)

Natal Game Jam (fechado para inscritos na seleção pública nº 38-2019)





MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983). É professor associado IV da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Coordena o grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos. Coordena a especialização em em Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. É autor de mais de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos com foco em Capacitação Profissional. É assessor técnico da secretaria de gestão de projetos da UFRN. Faz parte do conselho de desenvolvimento acadêmico (CDA) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. É membro permanente do conselho deliberativo da incubadora Inova Metrópole e do Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Metrópole Digital .É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE) da UFRN. Possui experiência no setor privado e no setor público.






MARCO BRUNO MIRANDA CLEMENTINO
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é Juiz Federal no Rio Grande do Norte, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (graduação e mestrado), Coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em Natal, Membro do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal e do Comitê Nacional da Conciliação do CNJ.






HUGO ALEXANDRE MENESES FONSECA
Hugo Alexandre Meneses Fonseca é Biólogo, especialista em Energia Eólica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), MBI em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (Uninassau), Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN e pesquisador do grupo de negócios tecnológicos da UFRN. Foi Coordenador de Licenciamento e Controle Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Analista Ambiental da Gerência Regional do Patrimônio da União – GRPU e Consultor do Ministério do Meio Ambiente – MMA. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado do Rio Grande do Norte (SEDEC), professor do curso de Pós-graduação em Energias Renováveis da UNP- Universidade Potiguar (Laureate International Universities) e do Curso de Especialização Técnica do SENAI/RN.






PAULO CÉSAR MEDEIROS






LARISSA MARQUES
é mentora em Saúde e Bem Estar, Fundadora e CEO da Life Sprint, Diretora de Inovação da CDL Jovem Natal, Consultora e Instrutora do SEBRAE. Mestre em gestão da inovação e especialista em saúde e bem corporativo, foi vencedora do prêmio SEBRAE Mulher de Negócios em 2017 e da Aceleração de Negócios de impacto social em 2018, foi mentorada por Camila Farani do shark tank brasil e recentemente esteve no Silicon Valley (EUA) conhecendo as principais práticas de gestão de pessoas, bem estar e inovação.






MARCELO BANDIERA
Diretor da Saber Inovar, empresa de consultoria em gestão. Bacharel em Administração (UFC) e em Relações Internacionais (UnP). Especialista em Marketing (FIA/USP) e Mestre em Administração (UFRN). Ao longo de 20 anos de carreira atuou como gestor em multinacionais, companhias de capital aberto e organizações públicas.






CHARLES ANDRYÊ GALVÃO MADEIRA
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Informática pela Université Paris 6 - UPMC. Foi Engenheiro de P&D da MASA Group (2008-2012). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nas seguintes áreas: Jogos Digitais, Jogos Sérios, Gamificação, Tecnologias Educacionais, Aprendizado de Máquina, Inovação e Empreendedorismo. Foi gerente adjunto da incubadora Inova Metrópole (2014-2015). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais e do Laboratório de Jogos Digitais e Realidade Virtual






ELIUDSON RAPHAEL OLIVEIRA DA SILVA
Engenheiro de computação, formado na UFRN em 2012, Pós-graduando em Tecnologia Educacional, gestor na área de Tecnologia da Informação na Secretaria Municipal de Educação desde 2014, atuando principalmente nas áreas de tecnologia educacional e Gestão de TI na área pública.






DENISE CORTEZ
Pedagogia, Letras, licenciada em Português e Inglês e Direito. Mestre em Educação e Doutora em Educação.






JOÃO TELÉSFORO NÓBREGA DE MEDEIROS
Doutor em Engenharia pela EPUSP, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pos-doutor pelo INSA-Lyon-França. Editor, autor e orientador de diversos trabalhos, coordenou a implantação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Grupo de Estudos de Tribologia, do projeto Trilhas Potiguares e da CIENTEC – Feira de Ciências, Tecnologia, Arte e Cultura.






DÁCIO MICHEL DA CRUZ SOUZA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN 1997) e em 1998 terminou na mesma instituição a Modalidade Análises Clínicas, Possui Especialização em Bacteriologia com foco em doenças infecciosas pela (UFRN 2000) e Mestrado em Bioquímica pela (UFRN 2003). É Professor adjunto I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2010. Desde 2003 é professor DNS III lotado no curso de Farmácia da Universidade Potiguar (UnP), atua ainda como membro do conselho acadêmico do curso de Farmácia da UnP, e orientador de trabalhos de conclusão de cursos de graduação nos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Biomedicina com orientação focada em transtornos e patologias gastrointestinais e alergias e intolerâncias alimentares. Recebeu em 2016 a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte e atuou junto ao conselho de classe dessa mesma unidade federativa como membro da Comissão de Ensino no Biênio (2016-2017) e na comissão de ética do mesmo conselho em 2017. Atua na área de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho na Escola de Extensão e Curso da UERN (EdUCA), é discente de Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte na área de gestão em Qualidade de Vida e Saúde No Trabalho.






OSWALDO EVARISTO DA COSTA NETO
Graduado em Processamento de Dados Pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados – FPPD. Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias – Lisboa – Portugal. Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Diretor da BIT Editora e Soluções Tecnológicas. Professor/Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância do Campus Virtual da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor Consultor Nível III da UNIP – João Pessoa – PB. Professor convidado da Pós-graduação das Faculdades FIP de Patos – PB, Faculdade de Timbaúba – PB, Faculdade UNAVIDA/IESP. Especialista em tecnologias educacionais: EAD, Softwares Educativos, Objetos de Aprendizagens e Robótica Educativa. Nordestino da Paraíba com muito orgulho!!!






ALEXANDRE AMARAL CARDOSO DE ARAÚJO






JERÔNIMO FREIRE
Físico e mestre em Engenharia Mecânica (UFRN). Coordenador de Software do Projeto CONDIGITAL (MCT/MEC/FNDE/IGGE) – Física Vicencial: Uma aventura do Conhecimento (2007-2010). Autor e coautor de livros e artigos com foco no Ensino Experimental de Ciências e TICs. Consultor CIDEPE – Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa.






PEDRO HENRIQUE FREIRE
Bacharel em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Engenharia Mecatrônica (UFRN). Diretor da INFOTEC BUREAU em Desenvolvimento de Projetos de Automação, Microprocessadores e Microcontroladores.






ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ
Licenciada e Bacharel em Matemática, mestre em Filosofia e doutora em Educação. Como Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Lógica e Filosofia Formal, com ênfase nos temas de lógica não clássica e epistemologia. Atuou na gestão universitária com participações em conselhos deliberativos e nas funções de chefe de Departamento, Vice-Diretora de Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Vice-Reitora no período de 2007 a 2011. Foi Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2011 a 2015 e de 2015 a maio de 2019. Durante sua gestão também presidiu o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) de 2014 a 2016. Foi eleita para a Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) pelo período de 2016 a 2017. Presidiu o Fórum de Reitores das IES públicas do RN e o Fórum de Gestores Federais do RN. Foi membro da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS/SEGOV/Casa Civil) e conselheira do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN). Atualmente é Assessora Especial da UFRN.






SUSIE ALVES
Gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - NAGI RN, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Assessora no SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, há 23 anos, atua na gestão de projetos estratégicos, pesquisa e inovação. Mestrado em Planejamento Estratégico na Universidade Potiguar, graduação em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional - Universidade do Sul de Santa Catarina (UFSC), MBA - Gestores para Excelência - Faculdade SENAI de Santa Catarina, Especialização para Gestores de Instituição e Ensino Técnico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialização em Planejamento e Recursos Humanos pela Uni-DF/ICAT e graduação em Administração de Empresas - UDF - Centro Universitário do Distrito Federal (Brasília). Atuou em cargo comissionado como Diretora de Inovação e Tecnologia da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN - FAPERN, (2011 a 2013) em ações/atividades de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico do setor produtivo do Estado. Diretora de 2 centros de formação profissional técnica do SENAI RN, por mais de 10 anos. Atua na Gestão do ecossistema de Inovação para identificação de soluções diferenciadas, por meio de mobilização, programas de capacitação, práticas de P&D&I e definições estratégicas, na interlocução dos Programas em Redes Técnicas, Projetos Internacionais, parcerias nacional e Estudos na área de Design Estratégico e Economia Criativa, junto ao SENAI - Departamento Nacional. Experiência principal nos seguintes temas: estratégia, gestão, planejamento estratégico, pesquisa e inovação e indicadores de desempenho, bem como, dá suporte ao Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação no RN: (grupo de empresários nos segmentos: construção civil, energia, metal mecânica, alimentos e bebidas, têxtil / confecção, e, redes de telecomunicações).






RODRIGO ROMÃO
Diretor Adjunto do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Administrador, especialista em Gestão de Projetos pela PUC-Minas, mestre em Gestão de Informação e do Conhecimento e doutorando em Bioinformática pela UFRN. No Parque, Rodrigo é responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos projetos e ações estratégicas.






ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Alexsandro Ferreira Cardoso Da Silva - Possui graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003-2010). Exerceu o cargo de Arquiteto e Urbanista na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (2004 a 2010) e, também, atuou como consultor em Planejamento Urbano e Regional. Desde 2010, é professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, do Curso de Gestão em Políticas Públicas e do Mestrado de Estudos Urbanos e Regionais, onde foi coordenador (2014-2016). Chefiou o Departamento de Políticas Públicas (2016-2018) e possui trabalhos na área de planejamento urbano, habitação, turismo e mercado imobiliário, com ênfase nas escalas urbana e metropolitana






JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
Doutor em sustentabilidade (PPGA/ UFRN), Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção – PEP, Diretor de Inovação da FAPERN e coordenador do Habitat Marte. Possui ainda bacharelado em psicologia e administração. É autor de livros, tendo recebido prêmios por sua atuação acadêmica.






ANDRÉ MAITELLI
Nasceu em Bento Gonçalves-RS. Formou-se em Engenharia Elétrica na UFMT em 1986, Titulou-se Mestre pela UnB em 1988 e Doutor pelo ITA em 1994. Iniciou a sua carreira como professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN em 1990 e é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da UFRN desde 2010. Pesquisador com experiência na coordenação e participação de mais de 35 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde 1996. Coordenou o processo de criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPgEEC-UFRN), 1998-2000, tendo orientado a primeira Tese defendida no Programa em 2002. Participou das comissões de criação dos cursos de Graduação em Engenharia de Petróleo e de Pós Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (Mestrado e Doutorado) da UFRN. Coordenou a Rede de Pesquisa em Instrumentação e Controle - REDIC (de âmbito nacional) de 2001 a 2016. Coordenador do Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) desde 2008. É Diretor Geral da FUNPEC (Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura) desde outubro de 2016.






DEMÉTRIUS DE OLIVEIRA MARQUES
Administrador, servidor público do estado do Rio Grande do Norte, professor adjunto vinculado ao Departamento de Administração do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em Mossoró e, Diretor Científico da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte – FUNCITERN. Acumula experiências como gestor público em municípios, órgãos acadêmicos da Universidade, prestador de serviços de consultoria e assessoria em empresas privadas e órgãos públicos. Atualmente está pesquisando as diferenças regionais resultantes dos processos de gestão pública nas prefeituras municipais do RN por meio de diferentes métricas de avaliação da eficácia da gestão pública. Isso, com a finalidade de produzir sua tese de doutoramento junto ao PPGEO da Universidade Federal de Pernambuco. Tem, ao longo da carreira, buscado entender o funcionamento das organizações como consequência da ação e dos objetivos humanos






LORENA TÂMARA SENA DA SILVA
Possui graduação em Engenharia de Produção (UFRN) e Comércio Exterior (IFRN); e pós-graduação em Licenciamento Ambiental ONSHORE (PETROBRAS) e Mestrado em Engenharia de Produção (UFRN). Consultora e auditora interna das normas ISO 9001 e PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Além de ser Green Belt em Lean Six Sigma.Em 2012, criou sua primeira startup e foi Finalista Nordeste do Desafio Brasil FGV. E durante o mestrado em 2015 atuou junto com a Queiroz Galvão Renováveis, como bolsista de pesquisa no desenvolvimento de ações sustentáveis em parques eólicos do RN. Iniciou sua carreira como consultora de empresas de exportação, posteriormente trabalhou na Logística e Distribuição da AMBEV, em seguida como Coordenadora de Qualidade em construtoras do Estado. Momento em que decidiu migrar da área puramente fabril definitivamente para área de negócios. Foi analista de inovação e negócios para o SENAI, onde desenvolveu e apoiou startups e indústrias na criação de projetos de inovadores para subvenção econômica. Teve participação forte em startups atualmente já maduras e em fase de tração fora do Estado. Em 2016 descobriu uma nova começou a lecionar na UnP em disciplinas ligadas a projetos e desenvolvimento de produtos/inovação, qualidade e estatística, gestão de projetos, sustentabilidade e logística; nas graduações e pós-graduações da área gestão, engenharias e design. Foi eleita pelos alunos como um dos destaques docentes da Universidade Potiguar em 2018 e é Gestora da Incubadora Empreende de Startups.






HENRIQUE FONTES
Ator, diretor, dramaturgo e produtor. Formado em Comunicação Social com mestrado em Ciências Sociais, ambos pela UFRN, Henrique Fontes completa em 2019, 44 anos, dos quais 30 foram vividos no teatro. Atuou em mais de 25 montagens, com passagem pelo Grupo Clowns de Shakespeare (8 anos); Grupo Carmin (12anos, desde 2007 até os dias atuais); Grupo Casa da Ribeira (desde 2008 até os dias atuais); Coletivo Atores à Deriva (8 anos); Grupo Beira de Teatro (5 anos); Maine Masque Co. (Maine - EUA - 1 ano). Como dramaturgo tem 15 textos escritos e encenados, entre eles Jacy e A Invenção do Nordeste do seu atual grupo Carmin (em parceria com Pablo Capistrano). Como diretor tem 15 trabalhos estreados, entre eles: Tempo Real Time (2018); Torta de Maçã(2016);Por Que Paris? (2015); Lamatown(2014); Os Perigos de Vitória(2014); Jacy(2013); A Estrada(2013), A Mar Aberto(2008), Pobres de Marré(2007), entre outros. Em 2019 foi vencedor dos prêmios Shell de teatro na categoria Dramaturgia, o prêmio Cesgranrio de melhor espetáculo, do Humor de melhor dramaturgia, espetáculo e direção; Botequim Cultural de melhor autoria e Questão de Crítica, todos pela peça "A Invenção do Nordeste". Como Produtor Henrique tem como marco da sua carreira a co-fundação e atual presidência do Espaço Cultural Casa da Ribeira(casadaribeira.com.br), que há 18 anos (r)existe de forma independente em Natal, RN. Co-criou e produz até hoje o Circuito Cultural Ribeira(desde 2012); a Virada Cultural de Natal (4 edições) e, durante o período de 2014 a 2016 foi coordenador de articulação da incubadora RN Criativo ligada a Secretaria de Economia Criativa do MINC.






PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE PROJETOS

Dia 06/12 (sexta-feira) – Manhã – Sala 3 – 8h-12h

1. Biotracker: Ferramenta para Rastrear Larvas de Polvos - UERN
2. Eletrônica Básica com Arduíno - UERN
3. Análise de Desempenho de um Middleware Adaptativo através da Mineração de Processos - UERN
4. Memória do Hotel Reis Magos - UnP
5. Carro elétrico - UnP
6. CTC - UnP
7. e-Code - UnP
8. Projeto Minha Escola é Sustentável
9. Robô Ciência - Robô Ciência
10. Coletor de Apitoxina (veneno de abelha) - IFRN
11. Neuroengenharia - IINELS
12. Simulando Emoções em Agente Virtual - UERN
13. Seguir ou Não Seguir as Sugestões de um Agente Virtual? - UERN
14. Interface Inseto-Máquina: controle de locomoção de baratas blaberus scutatus por meio de estimulação elétrica neural - IINELS
15. Proposta para pechando o ciclo de feedback sensorial para dispositivos neuroprostéticos - IINELS
16. Easytour - Aplicativo de turismo – IFRN



PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Dia 06/12 (sexta-feira) – Manhã

SALA 6

9h-10h – Defesa cibernética e engenharia social
10h10-10h40 – Rede Nordeste de Biotecnologia
10h50-11h10 – Desafios da educação a distância: como unir as vantagens do presencial e do online

SEBRAELAB (PISO INFERIOR)

9h-9h30 - E se os veículos falassem?
9h40-10h40 – Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais
10h50-11h50 - Criatividade e inovação pela neurociência

SEBRAELAB (PISO SUPERIOR)

9h-9h30 - Utilização do agregado reciclado de concreto em argamassa de revestimento
11h20-12h - Neuroengenharia, Inovação e Saúde

Dia 06/12 (sexta-feira) – Tarde

SEBRAELAB (PISO INFERIOR)

14h-16h30 - Fé em Debate: Religião e Ciência

SEBRAELAB (PISO SUPERIOR)

14h-14h40 - Sustentabilidade ambiental no Brasil do século XXI
14h50-15h30 – Biotecnologia, neurociência e robótica na fronteira da inovação
15h40-16h10 - Inovação e Desafios para Veículos Elétricos no Mercado Brasileiro - apresentação de um estudo de caso
16h20-16h50 - Mestrado em inovação - como virar mestre e abrir seu negócio




SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento
Rua Dr. Ewerton Dantas Cortez, 1432 - Tirol
CEP: 59020-620 - Natal/RN
Telefone: (84) 3232-4903 / 3232-4921 / 3232-4902 / 3232-4900
Email: sempla@natal.rn.gov.br

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css