{literal}

18/06/2018 10:22
  • São João de Natal terá programação através da Lei Djalma Maranhão
Rogério Vital

Evento realizado por coletivo de produtores, com investimentos municipais via Lei Djalma Maranhão, acontece no pátio externo da Arena das Dunas e reúne gastronomia típica, quadrilhas, concurso de marchinhas e muita música nordestina.

Tributo a Elino Julião, show do The Voice Kids, Carlos Alexandre Jr, DuSouto, Jarbas do Acordeon e Cebola Ralada são algumas atrações da programação

O São João de Natal segue esta semana festejando a principal data do calendário junino com seis dias de programação diversificada, celebrando os ritmos e os símbolos da cultura nordestina. De 19 (terça-feira) a 24 de junho (domingo) no pátio externo da Arena das Dunas, várias atividades irão ocorrer para público de todas as idades, com entrada gratuita. A programação contará com pavilhão do Festival de Quadrilhas Juninas, Arena Cultural Potiguar, onde acontecerão os vários shows com artistas potiguares, a finalíssima do 1º Festival de Marchinhas Juninas, além de espaço para o arrasta-pé. Tudo isso abastecido com a culinária do Festival Gastronômico das Dunas, uma praça com 25 tendas de comidinhas regionais e variadas, área com cadeiras e mesas e uma exposição de artesanato. O São João de Natal é uma realização de produtores culturais viabilizada com a renúncia fiscal pela Prefeitura de Natal, através do Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, e Arena das Dunas.

A noite de terça-feira (19) começa com um grande show de forró, reunindo cantores da cidade como Alexandre Moreira, Ana Paschoal, César Holanda, Dodora Cardoso, Du Sette, Zelito Coringa, Fernanda Azevedo, Galvão Filho, Giovani Montini, Ivando Monte, Junior Baianno, Leão Neto, Lee Araújo, Nara Costa, Neto Cunha, Priscila Matos, Waldir Luzz e Zeca Brasil.

Será também o momento do público reconhecer e valorizar a música autoral regional, com a apresentação do primeiro Concurso de Marchinhas Juninas “Tem Mais Elino Julião”, cuja final terá presença dos autores e intérpretes. As marchinhas se caracterizam pela marcação da sanfona e geralmente ditam o compasso das quadrilhas. O vencedor do Concurso de Marchinhas Juninas vai receber a premiação de R$ 1 mil, além do troféu. O encerramento será um tributo a Elino Julião na voz de Dodora Cardoso.

A programação dos shows da Arena Cultural Potiguar do São João de Natal terá atrações diferentes todas as noites. Na quarta (20), se apresentam Moleque Forrozeiro, às 18h30, e o cantor Carlos Alexandre Jr, às 21h, com repertório autoral e sucessos do pai Carlos Alexandre. Na quinta (21), a atração é Jarbas do Acordeom, às 18h, Iggor Dantas e banda, às 19h30, e a banda Cebola Ralada, às 21h30, fazendo um forró das antigas.

Na sexta (22), se apresentam As Nordestinas, às 18h30, e o cantor Luizinho Nobre, às 21h, com o seu show “Samba Sanfonado". No sábado (23), a trilha sonora será embalada por Forrozão Balai de Gato, às 18h, Leão Neto e Forró Fulô de Catingueira, às 20h30, e ForróSouto, às 22h, com a banda Dusouto fazendo uma releitura de suas músicas em ritmos de forró, xote e baião. No domingo, o encerramento do São João de Natal começa mais cedo, a partir das 17h, show infantil junino e cantores potiguares que passaram pelo The Voice Kids. Depois tem Léo NaManha, às 19h, e Jaina Elne, às 21h.

No pavilhão de quadrilhas do São João de Natal a programação será diária, das 18h às 23h30. Nas três primeiras noites competem as quadrilhas da categoria estilizada. De sexta a domingo, se apresentam as quadrilhas do segmento tradicional. A competição conta com apoio cultural da Prefeitura e realização da InterTV Cabugi e vai premiar vencedoras com os seguintes prêmios em dinheiro: 1º lugar R$ 5 mil, 2º lugar, R$ 3 mil, o 3º, R$ 2 mil, e o 4º, R$ 1 mil. O melhor marcador, a melhor rainha e o melhor casal de noivos de cada categoria receberão prêmio de R$ 1 mil reais. A quadrilha estilizada que conquistar o primeiro lugar será convidada a representar o Rio Grande do Norte no Festival Regional de Quadrilhas da TV Globo.

SÃO JOÃO DO NATAL

De 19 a 24 de junho | Local: Arena das Dunas

Realização: Dom Produções | Walde Faraj | Natal Cultural |

Prefeitura de Natal | Lei Djalma Maranhão | Arena das Dunas

17h – Abertura dos portões

18h às 23h30 – Programação junina: Arena Cultural Potiguar (shows musicais); Pavilhão do Festival de Quadrilhas Juninas (apresentação competitiva); Festival Gastronômico das Dunas (Gastronomia e artesanato);

Acesso gratuito

19 a 24/6 (terça a domingo)

.18 à 0h - Festival Gastronômico das Dunas

Tendas de quitutes regionais, estandes de comida variada, praça e exposição de artesanato

Dia 19/6 (terça-feira)

19h30 - Show Forró Potiguar

Direção: Raphael Almeida

Intérpretes participantes: Alexandre Moreira, Ana Paschoal, César Holanda, Dodora Cardoso, Du Sette, Fernanda Azevedo, Galvão Filho, Giovani Montini, Ivando Monte, Junior Baianno, Leão Neto, Lee Araújo, Nara Costa, Neto Cunha, Priscila Matos, Waldir Luzz, Zeca Brasil e Zelito Coringa.

21h- Final do Concurso “Faz Mais Elino” de Marchinhas Juninas

Dia 23/6 (Sábado)

18h- Forrozão Balai de Gato

20h30- Leão Neto e Forró Fulô de Catingueira