10/02/2015 12:18
  • Calendário de eventos esportivos 2015 contemplará 21 modalidades
Alex Régis

O calendário oficial de eventos esportivos da cidade de Natal no ano de 2015 foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (10), em solenidade bastante concorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão que contou com as presenças do prefeito Carlos Eduardo, do secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado, além de atletas, ex-atletas, técnicos e presidentes de federações esportivas. Ao todo, 21 modalidades estão sendo contempladas no calendário que vai movimentar o meio esportivo da capital potiguar de fevereiro a dezembro. Além disso, a Prefeitura assinou um termo de cooperação com a Faculdade Maurício de Nassau para dar início ao programa “Ruas de Lazer com Cidadania” que será levado a todas as regiões do município.

O calendário divulgado pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (SEL) prevê a realização de eventos nas seguintes modalidades: futebol masculino e feminino, ciclismo, voleibol, taekwondo, badminton, capoeira, luta olímpica, karatê, judô, beach soccer, basquete, handebol, xadrez, futsal, surf, beach handebol, corrida de rua, frescobol, vôlei de praia e desporto paraolímpico. Destaque para a ampliação dos eventos envolvendo o futebol amador da cidade. No ano passado aconteceram competições nas categorias sub-15 e adulto. Para 2015 a gestão municipal acrescentou o campeonato de futebol feminino e a categoria sub-17.

Carlos Eduardo agradeceu a presença e cumprimentou a todos, destacando o empenho e a dedicação daqueles que fazem o desporto natalense, em especial a diretora da Faculdade Maurício de Nassau, Maristela Cruz, pela concretização da parceria para a criação do projeto “Ruas de Lazer e Cidadania”. O prefeito também lembrou a preocupação da administração municipal em promover uma política de incentivo ao esporte mesmo com todas as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos entes federativos no Brasil. Ele reconheceu a importância da prática esportiva e disse ainda que o seu governo tem procurado agir como um incentivador do esporte, sobretudo para os jovens moradores das comunidades mais carentes de Natal.

O chefe do executivo municipal destacou a pluralidade dos eventos esportivos confirmados no calendário e disse estar muito feliz por poder estar à frente de uma equipe séria e comprometida de auxiliares que cumprem estritamente o que é determinado. Carlos Eduardo encerrou as suas palavras dizendo que a cidade vai ter um ano esportivo bem movimentado e desejou sorte aos competidores: “A divulgação desse calendário com 21 modalidades contempladas mostra o compromisso da nossa gestão com o esporte. Não tenho dúvidas que teremos um ano de muito sucesso com os nossos atletas brilhando e se sentindo valorizados”, apontou.

O investimento da Prefeitura do Natal no esporte não se resume apenas no apoio e organização de eventos esportivos. O titular da SEL recordou que a gestão municipal está investindo na reforma de 47 praças esportivas em toda a cidade, além da reforma do tradicional ginásio Palácio dos Esportes. Luiz Eduardo Machado se disse orgulhoso por estar apresentando um calendário de eventos robusto e de qualidade para a comunidade esportiva de Natal: “Estamos trabalhando muito para dar a atletas e técnicos todo o respaldo possível nesses campeonatos e a expectativa para 2015 é a melhor possível”.

O projeto “Ruas de Lazer com Cidadania” levará as comunidades da capital potiguar atividades esportivas e lazer, atendimento médico e noções da prática de esportes. O programa será implementado pela SEL em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau que vai ceder à parte de recursos humanos para atender a população. A diretora da instituição, Maristela Cruz, não escondeu a empolgação com o trabalho conjunto entre a gestão municipal e a faculdade. Ela acredita que a iniciativa trará muitos benefícios para o cidadão natalense: “Acreditamos nesse projeto, pois todos irão ganhar. Nossos alunos crescerão profissionalmente com essa pratica, os moradores terão um atendimento de qualidade e a gestão com o aumento da qualidade de vida do seu cidadão”.

Os representantes das entidades esportivas de Natal também se mostraram empolgados no lançamento do calendário. O diretor financeiro da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF-RN), Tércio Tinôco, agradeceu a preocupação da Prefeitura com o desporto paraolímpico. Ele disse que a capital potiguar é a cidade brasileira que possui o maior número de pessoas com deficiência proporcionalmente e tem muito tradição quando o assunto é o esporte com atletas reconhecidos internacionalmente, porém o apoio do poder público municipal era incipiente, mas a atual gestão teve sensibilidade e renovou o convênio de apoio com a entidade e vai promover a Copa Natal de Paradesporto. “Estamos felizes com a lembrança e esse campeonato promete”.

O presidente da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, José Vanildo da Silva, também participou d a solenidade e reconheceu o esforço do prefeito Carlos Eduardo em promover o esporte e o lazer em toda a cidade. A FNF vai oferecer todo o seu staff técnico para ajudar na organização dos campeonatos de futebol amador da cidade. José Vanildo parabenizou a gestão pela ampliação dos torneios de futebol e crê no aparecimento de jovens valores que poderão ser aproveitados pelos clubes de futebol profissional da cidade: “O futebol está bem contemplado nesse calendário. Teremos as copas nas categorias sub-15, sub17, campeonato de bairros e de futebol feminino. Isso é bom, pois movimenta todas as comunidades e da oportunidade aos jovens jogadores de apresentarem o seu talento para quem sabe serem aproveitados no futebol profissional”.

Calendário Esportivo