Com o objetivo de ampliar a capacitação dos professores, valorizando seu trabalho e melhorando a sua formação, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou na manhã desta sexta-feira (24) a 10ª Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Ensino (Jenat). O evento segue durante todo o dia e será encerrado amanhã, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Cidade da Esperança.
 
Como acontece todos os anos, a Jornada trabalha com uma temática, que em 2009 é “De sonhos, criações e realidades: novos olhares sobre o universo das linguagens”. A expectativa é que sejam abordadas as linguagens como cenário discursivo emergente na contemporaneidade, na busca de realizar ações que, efetivamente, tornem o ambiente escolar favorável à construção de uma educação de qualidade.
 
Na abertura da Jenat, a presença dos professores superou as estimativas da organização. Cerca de 1,5 mil profissionais do ensino compareceram ao Cemure nesta manhã. A secretária adjunta de gestão pedagógica da SME, Tânia Leiros, representando a prefeita Micarla de Sousa, enfatizou a importância no investimento acadêmico dos servidores e ressaltou o empenho da atual gestão em melhorar o ensino público a partir da melhor qualificação dos professores.
 
“O maior foco do trabalho tem que ser nas pessoas. É pensando nelas que investimos em eventos desse tipo. O professor, para ensinar, precisa estar continuamente aprendendo. Esse é nosso objetivo, valorizar o profissional em busca de experiência e boa formação na educação pública”, disse a Tânia Leiros.
 
Programação.
Nesta sexta-feira, durante todo o dia, acontecerão diversas discussões entre grupos de trabalho com temas que vão desde a poesia, passando pelo folclore até chegar a questões como o meio ambiente, a saúde e a diversidade cultural. Também acontecerão apresentações de pôsteres temáticos, produzidos pelos professores e analisados pela comissão organizadora da jornada.
 
Ainda hoje, o tema das mesas temáticas é “a linguagem enquanto criação da realidade: múltiplos olhares”, que teve uma primeira discussão na parte da manhã e será concluída nesta tarde, a partir das 14h50. À noite, o evento segue com o mesmo assunto a partir das 19h50, além de diversas apresentações culturais.
 
No sábado (25), último dia da Jenat, acontecerá uma palestra da professora Doutora Emília Cipriano Sanches, que vem de São Paulo para participar da jornada potiguar. A especialista ministrará a palestra “De sonhos, criações e realidades: novos olhares sobre o universo da linguagem”, tema principal do evento, a partir das 9h15.