O Secretário de Economia da cidade de Belém, João Amaral, visita Natal a convite do Secretário Adjunto do Trabalho do Departamento de Empreendedorismo, Incentivo às Ações para o Trabalho e Qualificação Profissional da SEMTAS, Alcedo Borges. O objetivo do encontro é promover uma troca de experiências em projetos e ações desenvolvidos em ambos os municípios.

Nesta terça-feira (14), o Secretário de Economia visitou os Centros Públicos com o intuito de conhecer o trabalho que eles desenvolvem e observar seu funcionamento prático, tendo emitido opiniões positivas. O case de sucesso nas áreas de qualificação e intermediação de mão-de-obra foi percebido pelo gestor como um diferencial a inspirar as diretrizes para a implantação de um serviço similar em Belém.

Segundo João Amaral, tanto Natal como Belém têm experiências para trocar. Na questão da empregabilidade e da ordem pública, a metrópole do norte brasileiro conquistou importantes avanços. É o caso do ordenamento das feiras livres e dos ambulantes, que o Secretário de Economia tem conseguido manter devidamente regulamentados através da criação de novos equipamentos públicos diferenciados e modernos, que visam transformar profissionais autônomos em permissionários. Onde havia excedente de ambulantes e crescimento desordenado de feiras, houve criação de espaços adequados para redirecionamento das pessoas que exercem a atividade.

Hoje (15), o Secretário de Economia de Belém vai visitar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) acompanhado do titular da pasta, João Bastos, para realizar troca de experiências sobre o reordenamento de feiras. O Secretário da SEMSUR irá analisar os projetos desenvolvidos em Belém a fim de adequá-los à realidade da capital potiguar. Ao final do dia, João Amaral embarca de volta à sua cidade.