O atendimento de emergência para os portadores de transtornos mentais não deverá ser transferido para uma unidade privada e sim para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A informação foi repassada na manhã desta terça-feira (14) pela secretária de saúde de Natal, Ana Tania Lopes Sampaio.

“Ontem fizemos uma reunião no meu gabinete aqui na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o secretário estadual de Saúde George Fernandes, o coordenador Nacional de Saúde Mental do Ministério, Pedro Gabriel Delgado, e profissionais da saúde mental e discutimos a possibilidade de transferência da porta de entrada dos pacientes por uma unidade conveniada da rede privada, pois não havia outra alternativa. Mas eu consegui, por telefone, falar com o diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes, Dr. Lagreca, que está viajando, e ele nomeou uma comissão para receber uma equipe da Saúde para uma visita de análise das instalações a fim de viabilizar a nossa proposta de convênio para que o HUOL receba esse serviço”, informou a secretária municipal.

Com essa nova articulação, a secretaria vai entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina para informar da nova opção de atendimento e aguarda autorização para fazer a transferência do atendimento do Hospital dos Pescadores até quinta-feira. “Nosso intuito é resolver esse problema da porta de entrada da saúde mental com uma unidade da rede pública, enquanto o Hospital João Machado está em reforma. Por isso estamos articulando esta parceria com o HUOL. Acredito que até amanhã de manhã, quando teremos uma reunião geral na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), essa situação estará definida pois não podemos parar o atendimento e prejudicar a população”,

A decisão sobre a nova porta de entrada para as urgências psiquiátricas será anunciada oficialmente na manhã desta quarta-feira (16), durante a reunião entre a secretária municipal Ana Tania, o secretário estadual George Fernandes e o representante do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel. A reunião será às 10h30, na Sesap e em seguida será concedida uma entrevista coletiva para a imprensa.