Começa amanhã a VII Conferência Municipal da Assistência Social. O evento, que deverá avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reunirá representantes da sociedade civil, usuários dos serviços, programas e projetos da assistência social, conselheiros, gestores e trabalhadores para realização de debates e grupos de trabalhos em torno do tema [WINDOWS-1252?]“Participação e Controle Social do [WINDOWS-1252?]SUAS”. A conferência tem início às 8h no Praiamar Hotel, seguindo até a quinta-feira (9).

Durante os dois dias de conferência, a pauta das discussões visará uma reconstrução da assistência social segundo as necessidades da população usuária do serviço. A Presidente do CMAS, Maria da Paz Silva, acredita na importância do evento e valoriza a participação da sociedade. “É ela que se beneficia diretamente, porque o que for discutido vai influir na vida de cada usuário. Portanto, é crucial que haja participação desse segmento para discutir os problemas e propor [WINDOWS-1252?]soluções”, enfatiza.

Ao final da Conferência, serão escolhidos os aspectos mais relevantes para serem levados às conferências estadual e nacional, que deverão ser apresentados nas ocasiões pelos delegados escolhidos para representar o município.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS) estão envolvidos na organização da VII Conferência e também organizaram as pré-conferências nas quatro regiões administrativas da cidade durante o mês passado, cujos resultados deverão nortear as discussões posteriores.

Amanhã o evento deverá contar com a participação da Professora Doutora Valdete de Barros Martins, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, que irá presidir a Conferência Magna. Em seguida, haverá um relato da experiência nas pré-conferências e o encaminhamento para os grupos temáticos. No decorrer da Conferência, a SEMTAS apresentará propostas de trabalho que serão analisadas pelos oito grupos participantes, representantes da sociedade e do poder público.