A semana de festejos juninos se encerra com uma boa notícia na área da Saúde. O número de vítimas de queimaduras reduziu em 40% se comparado ao mesmo do ano passado. Os números comprovam que a campanha de conscietização popular para os riscos de queimaduras com fogueiras, fogos de artifício e líquidos inflamáveis deram esultado.

“Estamos felizes em ver essa redução, principalmente envolvendo crianças que foi o foco da nossa campanha de prevenção, lançada antes dos festejos juninos. Tivemos a preocupação de, não apenas lançar na mídia a campanha orientando a população sobre os cuidados e os procedimentos em casos de queimaduras, mas também envolver os estudantes das nossas escolas da rede pública e os usuários das nossas unidades de saúde. O trabalho preventivo é muito importante e nossa meta é ampliar para as demais áreas da secretaria”, avaliou a secretária Ana Tania Lopes Sampaio.

De janeiro a maio deste ano o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel atendeu 270 casos de queimados. Neste período de festejos juninos, foram apenas 5 vítimas atendidas e apenas um precisou de internação.

Nas unidades da rede básica, os profissionais vão continuar orientando a população, não só para os riscos dos fogos, que têm aumento sazonal em virtude de datas comemorativas, mas também para os cuidados no dia-adia, como manuseio de panelas no fogão, uso de material inflamável, entre outros.