Faltam poucos dias para a abertura da VII Conferência Municipal de Assistência Social, uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), que pretende avaliar e definir, nos dias 8 e 9 de julho, as diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social no município. O evento será no Praiamar Hotel e tem início às 8h.

Tendo como temática desta sétima edição “Participação e Controle Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, representantes da sociedade civil, usuários dos serviços, programas e projetos da assistência social, conselheiros, gestores, trabalhadores e prestadores de serviços irão se reunir para realização de debates e grupos de trabalhos.

“A Conferência é uma oportunidade que possibilita avanços nas questões relativas à prestação de uma assistência real para as necessidades dos usuários”, explica a Presidente do CMAS, Maria da Paz Silva. A Presidente e assistente social enfatiza ainda que, para que isso se concretize, é de extrema importância a participação da população. “É a sociedade que se beneficia diretamente do serviço de assistência social. Portanto, é crucial que haja participação desse segmento para discutir os problemas e propor soluções”, afirma a Presidente.

O evento deverá contar ainda com a participação da Professora Doutora Valdete de Barros Martins, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, que irá presidir a conferência magna. Na ocasião, a SEMTAS apresentará propostas de trabalho que serão analisadas pelos oito grupos que participam da conferência, representantes da sociedade e do poder público.

A Conferência é mais um passo que o município dá no sentido de promover a discussão entre sociedade civil, entidades e poder público acerca dos serviços prestados na área da assistência social. Com isso, pretendem-se levar, através de representantes escolhidos ao final do evento, os aspectos de maior relevância à Conferência Estadual. Por fim, durante a Conferência Nacional, serão definidas as prioridades do serviço de Assistência Social em todo o país.