Com o objetivo de ampliar a coleta seletiva de materiais recicláveis, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) dará início a uma série de atividades de motivação e capacitação para os catadores que atuam na coleta porta a porta.

Atualmente a coleta seletiva é realizada por ex-catadores do antigo lixão de cidade nova que se organizam em 4 associações e uma cooperativa.

A fim de dotar as associações de catadores de uma estrutura gerencial e participativa, a Urbana contratou um especialista em cooperativismo que vai desenvolver treinamentos e fazer palestras para os associados. Em reunião realizada na Companhia, Manoel Barbosa de Lucena falou da importância de incentivar as equipes de catadores, através de um trabalho sério e integrado.

“É necessário trabalhar o espírito de união e a integração desses trabalhadores, para que a partir daí eles possam tomar decisões coletivas e não individuais como acontece atualmente. Com a equipe consciente e unida o importante trabalho das associações fluirá naturalmente e quem ganha com isso é a sociedade”, afirma o especialista em cooperativismo, Manoel Barbosa de Lucena.

Separar o lixo orgânico do material reciclável é uma atitude simples que traz benefícios sociais, econômicos e ambientais. Atualmente a coleta seletiva representa apenas 0,5% a 1% de todo o lixo coletado na capital. Essa é uma preocupação da diretoria da Urbana que deseja ampliar a coleta seletiva em toda a Natal.

“A nossa meta é aumentar a coleta de materiais recicláveis para 20% até 2012. Iniciamos o trabalho com os catadores e estamos desenvolvendo uma campanha de conscientização ambiental para a população”, ressalta, Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.