O artesanato natalense em exibição para o mundo na “I Semana de Natal em Lisboa”. Cerca de 800 peças feitas com a mais pura matéria prima potiguar estão expostas no Shopping Colombo, o principal lisboeta. “Faremos uma rodada de negócios para exportar nosso artesanato para a Europa”, ressaltou a secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtas) Rosy de Sousa. As artesãs natalenses estão sendo qualificadas pela secretaria para atender a demanda, gerando emprego e renda.

Em destaque, peças de cama, mesa e vestuário feitos com rendas de bilro, renascença e renda irlandesa em sisal. “Montamos grupos de qualificação com as melhores rendeiras natalenses como instrutoras. As primeiras beneficiadas com os cursos são as mulheres que são chefes de família”, informou Rosy de Sousa.

Além da qualificação, o incentivo ao mercado artesanal conta com a instrução de estilistas para orientar as rendeiras sobre as peças em alta na moda. “Ensinamos o ofício e fornecemos também informações de mercado, um projeto pioneiro”, disse a secretária. As primeiras turmas de qualificação em renascença e bordado serão iniciadas em julho.

Incentivo
A sensação do estande natalense no Shopping Colombo foi a fabricação in loco das garrafas com gravuras de areia colorida. As peças feitas pela artesã potiguar Alrizete Rebouças encantaram os portugueses. “Presenteamos os lisboetas que ficaram maravilhados e não acreditavam em como somos capazes de fabricar pinturas apenas com areias de diversas cores. Estou orgulhosa de estar aqui apresentando o artesanato da minha terra”, comemorou Alrizete Rebouças.

Natal possui mais de três mil artesãos que serão beneficiados com os diversos projetos de qualificação e incentivo da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social.