Os trabalhos de artesãos potiguares poderão ser vistos pelos portugueses durante a Semana de Natal em Lisboa, que acontece de 24 a 30 de junho, no Shopping Colombo, em Lisboa. O evento tem como finalidade aumentar o fluxo de visitantes internacionais para a capital potiguar e intensificar as trocas comerciais com Portugal, e é fruto da adesão do município à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que já soma 18 cidades-membro.

A "Semana de Natal em Lisboa" irá apresentar exposições, espetáculos e encontros empresariais. No shopping Colombo, o principal da capital portuguesa, o público terá oportunidade de apreciar atividades de divulgação da capital potiguar, entre elas, a exposição dos trabalhos manuais natalenses, representados pela artesã Aurizete Rebouças, que cria peças com areia colorida em garrafas.

Além disso, também será exposto o trabalho de rendeiras da vila de Ponta Negra, com peças de bilro; renda renascença; e irlandesa em sisal, que prometem encantar os olhos portugueses.

“É uma honra representar os artesãos natalenses em um evento tão importante. É uma oportunidade muito especial e iremos aproveitar para mostrar todo o nosso
potencial”, afirma a artesã, Aurizete.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, viaja nesta quarta-feira (24) a Lisboa, Portugal, integrando a comitiva da Prefeitura do Natal, na qual além da prefeita Micarla de Sousa, estão também os secretários de comunicação, Jean Valério, de turismo, Francisco Soares. A delegação completa que viaja a Lisboa inclui ainda empresários do trade turístico, gestores públicos e artistas da terra.

Para as autoridades portuguesas, a SEMTAS encomendou presentes - belíssimas necessaires feitas à mão com renda renascença, e peças em areia colorida. A titular da pasta, Rosy de Sousa, aposta na qualidade dos trabalhos expostos. “Essa semana será de muito trabalho. Além da exposição das peças de nossos artesãos, estaremos participando de rodadas de negócios e reuniões com empresários lojistas para apresentar, e possivelmente viabilizar, a exportação de nossa produção artesanal para Portugal. Nossos artesãos são extremamente talentosos e os trabalhos produzidos oferecem qualidade primorosa. Iremos trabalhar sempre para valorizar esses artistas”, ressalta a gestora.