Representantes das secretarias municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Obras e Viação, Articulação Parlamentar, Comunicação Social, Procuradoria Geral do Município e Urbana reuniram-se na manhã desta sexta-feira (13), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, para discutir as ações que serão realizadas na semana do lançamento do Programa Continuado de Combate à Dengue, no período de 23 a 27 de março.

Durante a reunião ficou definido que uma forte campanha publicitária será veiculada nas duas principais televisões abertas do Estado, a partir da próxima segunda-feira (16). A campanha terá como mote principal o número do Disque Dengue, o 0800-281-4031, que ficará á disposição do natalense de domingo a domingo.

Além da publicidade, a Secretaria Municipal de Comunicação Social distribuirá três mil panfletos, dois mil adesivos e mil camisetas. Outros 40 mil panfletos, com o aviso “Este imóvel está protegido contra a dengue”, serão confeccionados para serem afixados nos imóveis depois da visita do agente de saúde.

A Urbana também está participando ativamente na luta contra a Dengue, limpando a parte externa de galerias e bocas-de-lobo e realizando o recolhimento de pneus usados nas vias públicas. Os pneus recolhidos estão sendo levados para o Ecoponto da Urbana, localizado atrás do mercado da Avenida Seis.

A empresa também está recolhendo entulhos e fazendo a limpeza de terrenos baldios particulares abertos. Os terrenos fechados serão alvo de ação na justiça pela Procuradoria Geral do Município. A Urbana disponibiliza ainda o telefone 3232.9999 para receber denúncias a respeito de focos do mosquito Aedes aegypti em terrenos baldios.

Engajada na luta contra a dengue, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) também está dando a sua colaboração para o combate continuado. A secretaria vai orientar as empresas construtoras a detectarem possíveis focos do mosquito nas obras da prefeitura.

Já a Semov treinará ainda as suas equipes para combaterem focos na limpeza de galerias e bocas-de-lobo, enquanto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) redobrará as atenções na limpeza nos canteiros centrais das ruas e avenidas.

Também ficou acertado durante o encontro que cada secretaria vai enviar dois ou mais funcionários para capacitação pelo Centro de Controle de Zoonoses, no dia 17 de março, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com o objetivo de detectar possíveis focos do mosquito nas instalações físicas das secretarias municipais.

Outro fator importante na luta contra a Dengue será o lançamento no dia 23 de março do concurso cultural de cartazes, com o tema “Ser feliz é viver sem Dengue”, nas escolas da rede municipal de ensino, para premiar as melhores produções visuais dos alunos sobre o tema. Diversos prêmios, entre eles computadores, serão doados aos vencedores. A premiação está marcada para o dia 23 de abril.

Parceiro da Prefeitura do Natal, o Exército Brasileiro disponibilizará 39 homens para a visitação de 140 terrenos baldios na capital, visando à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, enquanto que a Urbana ficará responsável pela limpeza desses mesmos terrenos. Além disso, caminhões do Exército conduzirão faixas alusivas à campanha contra a dengue.

Semana

A Semana do lançamento do Programa Continuado de Combate à Dengue terá início com uma caminhada, que sairá da Unidade de Saúde de Nova Descoberta e passará por várias ruas do bairro, até chegar à Escola Municipal Ulisses de Góes. A abertura oficial da semana será realizada pela prefeita Micarla de Sousa.

As caminhadas prosseguirão até o dia 27 de março, em todos os Distritos Sanitários do município. Haverá ainda mutirão de limpeza nas unidades de saúde, limpezas de lagoas de captação e da rede ferroviária, ações educativas, gincanas, palestras, oficinas temáticas e panfletagem.