A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social participará da solenidade de inauguração do Hospital Municipal da Mulher Dr. Leide Morais, nesta segunda-feira, 9, às 16h, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Entregue em dezembro de 2008 sem condições adequadas ao atendimento, o prédio foi ampliado e transformado pela atual gestão num projeto pioneiro, com atendimento especializado em serviços de obstetrícia, ginecologia e mastologia. A participação da Semtas na solenidade de inauguração será feita com o fornecimento de kits-gestante às 30 primeiras parturientes. O material é disponibilizado pelo Plantão Social da secretaria a gestantes de baixa renda para suprir as necessidades imediatas após o parto.

A entrega dos kits marca o início da parceria da Semtas com a Secretaria Municipal de Saúde no projeto Mãe Natalense, que será lançado hoje, durante a inauguração. Inspirado em experiências semelhantes e de sucesso em cidades como São Paulo e Curitiba, o projeto visa a acompanhar todo o processo de gestação da mulher, oferecendo, além dos serviços médicos, o atendimento social. Ao longo dos procedimentos de rotina feitos pela gestante na rede municipal de saúde, ela receberá orientação não só sobre cuidados e exames, mas também informações importantes sobre como se integrar à rede de proteção social do município.

O encaminhamento será feito pela SMS e, conforme análise feita por técnicos da Semtas, a gestante será enquadrada nos programas sociais. Dias antes do parto, ela receberá um kit-gestante, com fraldas descartáveis, fraldas de tecido, conjunto pagão (roupa usada por recém-nascidos ao saírem da maternidade), pares de meias e cueiros.

“A entrega desses kits hoje é apenas um ato simbólico da parceria que vamos firmar com a Secretaria Municipal de Saúde, que é bem mais ampla. Vamos trabalhar no sentido de incluir as gestantes em situação de vulnerabilidade na nossa rede de proteção. Além dos programas de complementação de renda que intermediamos, temos toda uma gama de ações voltadas à qualificação profissional, às quais essas mulheres terão acesso para garantir uma fonte de sustento à família. Pretendemos ainda incrementar e melhorar o kit já existente”, afirma a secretária Rosy de Sousa.

O Hospital Municipal da Mulher Dr. Leide Morais está localizado na Avenida das Fronteiras, próximo ao Centro de Zoonoses. A unidade tem capacidade para realizar 300 partos por mês, além de 400 pronto-atendimentos.