Os 25 projetos que participaram do Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal serão expostos a partir desta segunda-feira, 22 de junho, na Capitania das Artes. A exposição será aberta às 17h e permanecerá até o dia 5 de julho. O concurso foi uma iniciativa da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), com organização e apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do RN (IAB/RN).

Segundo o presidente da entidade Lúcio Dantas, a ideia é que todos possam conhecer os trabalhos desenvolvidos por arquitetos de todo o País para a Praça do Natal, a ser construída no bairro de Mirassol. “Foram inscritos projetos de alto nível e a nossa comissão julgou pelo mais completo”, disse.

Foram inscritos 16 trabalhos do Rio Grande do Norte, três de São Paulo e do Ceará, um do Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá. O vencedor foi o projeto do arquiteto Eduardo Quintella Florêncio, de Manaus (AM), que teve a proposta de desenvolver um monumento que se destacasse na cidade como um ponto turístico.

O conceito do projeto agregou as principais características de Natal, com dunas, alusão ao Morro do Careca e a referência à árvore de Natal que marcará o monumento durante o período natalino. A sustentabilidade também foi priorizada pelos autores que procuraram pavimentar o mínimo possível a área a ser construída.

A exposição será aberta a partir de hoje (22) às 17h. Até o dia 5 de junho, a mostra ficará aberta ao público na Capitania das Artes, das 8h às 17h.