A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) participa nesta quarta-feira (10) do “Seminário para Prevenir e Erradicar as Piores Formas de Trabalho Infantil”, no auditório do SESC. O evento objetiva promover um fórum de discussões e levar à tomada de medidas efetivas para erradicar o trabalho infantil no RN, além de destacar a educação como meio eficaz de combate a esse tipo de prática.

A coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial, Verônica Dantas, representou nessa terça-feira (09) a secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa, e a prefeita Micarla de Sousa durante o evento. Nesta quarta Verônica Dantas participa da mesa redonda que terá como tema “O trabalho em rede e o controle social para prevenir e erradicar as piores formas de trabalho infantil”, acompanhando o grupo de discussão até o encerramento do seminário.

O trabalho que a SEMTAS tem desenvolvido nos últimos meses, pertinente à questão do trabalho infantil, será exposto na mesa redonda. “Fizemos um mapeamento das quatro regiões administrativas para identificar as zonas em que há trabalho infantil. A partir daí, seremos capazes de desenvolver ações em parceria com as famílias, encaminhando-as para os programas sócio assistenciais do município e, principalmente, fazendo as crianças voltarem para a escola”, frisou Verônica Dantas.

Segundo dados da SEMTAS, são 1.660 crianças e adolescentes atendidos pelo PETI, que conta com dez núcleos distribuídos nas zonas norte, leste e oeste do município. O principal benefício do mapeamento recentemente realizado pela secretaria implicará na implantação de núcleos de atenção social nas áreas que ainda não são cobertas pelo PETI. A região do planalto, por exemplo, é uma delas.“Estamos sensibilizando a sociedade para a questão do trabalho infantil ao gerar essas discussões, e apresentamos informações sobre ações que poderiam amenizar a situação”, explicou a coordenadora do DPSE.