A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – etapa eletiva Natal (Conseg), foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (8), no Centro Municipal de Referência em Educação – Aluisio Alves (Cemure), às 19 horas, e contou com a participação de representantes dos gestores públicos, trabalhadores da área de segurança pública e sociedade civil.

O evento é organizado pelo Ministério da Justiça e conta com o apoio da Prefeitura do Natal para sua execução. As discussões transcorrem até a quarta-feira (10) como fase preparatória para o Conseg nacional, que acontecerá em Brasília de 27 a 30 de agosto, quando se discutirá a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

“A concepção desta conferência faz parte do paradigma a ser implantado na nova gestão pública natalense. Foi com o espírito da missão da Prefeitura do Natal, que convocamos esta conferência”, afirmou Carlos Antônio Paiva, coordenador municipal de Política e Defesa ao Consumidor (Procon) e presidente da Conferência.
O futuro secretário municipal de Defesa Social de Natal, Sérgio Leocádio, se mostrou otimista quanto aos resultados que serão obtidos com as discussões da Conseg. “Devemos unir forças para mostrar as deficiências, mas também ter sabedoria para criar um modelo coerente de vanguarda para segurança pública”, destacou Sérgio Leocádio.

Durante o evento, a representante da sociedade civil e integrante do fórum de mulheres do RN, Maria das Graças Silva, conclamou a todos para lutar pela diminuição dos índices de violência em Natal e ressaltou que a segurança pública não se resume apenas em dotar as polícias com armamento e viaturas, mais em fazer com que as políticas públicas sejam eficientes em todas as áreas. “Precisamos criar uma sociedade sem medo de sair de casa. Segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos”, afirmou.

“A segurança pública deve ser prioridade para os poderes públicos, assim como são a saúde e educação. Acredito que desta Conseg sairá bons frutos, pois, além dos gestores públicos também participam trabalhadores e sociedade civil”, afirmou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do RN (PM/RN) e do Corpo de Bombeiros, Eliab Marques da Silva.

Também compareceram a solenidade de abertura, o secretário adjunto de Comunicação Social da Prefeitura do Natal, Paulo Araújo, o coordenador dos Direitos Humanos do Governo do RN, Marcos Dionísio, o comandante da Guarda Municipal do Natal, João Gilderlan, os vereadores Heráclito Noé e Sargento Regina.

Conseg

O evento de abertura da 1ª Conseg – etapa eletiva de Natal, também contou com a palestra do representante do Ministério da Justiça, Guilherme Leonardi, que apresentou o texto base da conferência, por meio da palestra ”Segurança com cidadania: participe desta mudança”.
Durante os dois dias do evento, os cerca de 300 participantes discutirão os sete eixos temáticos da Conseg em grupos de trabalho, de acordo com os temas: a “Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo”; -“Financiamento e gestão da política pública de segurança” e “Valorização profissional e otimização das condições de trabalho”.

Em debate ainda os eixos, “Repressão qualificada da criminalidade”; “Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz”, “Diretrizes para o sistema penitenciário” e “Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimento emergenciais e acidentes”.
Na noite de abertura o escritor, e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rubens Pinto Lira lançou o livro, “Participação e Segurança Pública no Brasil: Teoria e Prática”.