O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA) organiza, nos dias 9 14h45, e 10 de junho, das 8h às 10h, o “Seminário para Prevenir e Erradicar as Piores Formas de Trabalho
Infantil”. O evento terá lugar no auditório do SESC, em Cidade Alta.

Ao colocar em destaque o dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, os organizadores do evento pretendem chamar atenção para uma questão grave que atinge crianças em escala global. Mais do que isso, o principal
objetivo do seminário é promover um fórum de discussões e levar à tomada de medidas efetivas para erradicar o trabalho infantil no RN, além de destacar a educação como meio eficaz de combate a esse tipo de prática.

O seminário terá início às 8h com uma mesa de abertura composta por membros de importância no cenário potiguar de combate ao trabalho infantil e autoridades que lidam com a questão da defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Também foram convidadas para a abertura do evento a prefeita Micarla de Sousa e a governadora Wilma de Faria.

Ainda no primeiro dia será exibido o longa-metragem “Anjos do Sol”, que aborda a exploração sexual infantil. Posteriormente, o filme abrirá espaço para a realização de mesas redondas com a mesma temática, seguindo com a proposição de soluções para enfrentamento do problema, até as 14h45. No dia seguinte, a partir das 8h30, as discussões prosseguem com mais uma mesa redonda e um grupo de discussão. O encerramento será às 10h.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) participará do seminário a fim de acompanhar as discussões, os questionamentos levantados e as soluções propostas para enfrentamento e erradicação do trabalho infantil.

Além disso, a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial, Verônica Dantas, participará da mesa redonda do dia 10, que terá como tema “O trabalho em rede e o controle social para prevenir e erradicar as piores formas de trabalho infantil”.

“É importante que eventos como este aconteçam para que se busquem soluções para a questão do trabalho infantil, principalmente no que diz respeito à exploração sexual. O envolvimento não acontece só por parte do PETI, mas de
toda a secretaria”, enfatiza Eunice Barbosa, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.