A Prefeitura do Natal continua as atividades da Semana do Meio Ambiente, que começou no último dia 30 e se prolonga até o dia 06. A intenção da prefeitura é aquecer os debates sobre o desenvolvimento sustentável, crescimento urbano, políticas públicas e educação ambiental.

Os natalenses poderão acompanhar a partir da quarta (03) até a sexta, várias atividades de consciência ambiental desenvolvidas no 3° piso do shopping Midway Mall, em uma estrutura vizinha a uma loja de departamentos.

Os visitantes do espaço caminharão por um “corredor ecológico” armado no local em formato de labirinto, onde poderão vivenciar as três etapas da ação do homem na natureza, passando pelo “ontem”, “hoje” e o “futuro”.

Problemas como poluição visual e sonora e a falta de arborização estarão nítidos no labirinto. Em contrapartida, a prefeitura mostrará como minimizar estes efeitos, com ações como Adote o Verde, por exemplo.

Os artistas Dorian Gray, Flávio Freitas, Canindé Soares (fotógrafo), Sayonara Pinheiro, Jean Sartief, Isaías Ribeiro, Selma Bezerra e Adriana Lopez também participam da iniciativa e expõem seus trabalhos sobre Meio Ambiente.

A importância da educação ambiental é uma das funções da Semana, que ainda traz workshops de cozinha e culinária ecológica, com o chef Luciano Almeida e a nutricionista Graça Morais, que pretendem ensinar como fazer pratos com produtos naturais e ecologicamente corretos. Ainda na programação, está a aula de “beleza ao natural” com a esteticista Fabiana Gondin, que ensinará que é possível ficar bela usando produtos naturais.

A Semana do Meio Ambiente terá oficinas e apresentações culturais com artistas potiguares. O espaço fica aberto no shopping, até a sexta-feira (06), das 10h às 22h e a entrada é gratuita.

Calculadora Ecológica

A Prefeitura do Natal traz uma atração diferenciada para a Semana do Meio Ambiente. Por meio da “calculadora ecológica”, os visitantes poderão saber, individualmente, a quantidade de emissão de dióxido de carbono (CO2) no planeta. Para isso, será instalado em uma tela de LCD de 42 polegadas um programa de computador que desvendará qual é a porcentagem da poluição e como o participante poderá fazer para repor a natureza o gasto consumido.

Para chegar ao resultado, o visitante responderá a cinco perguntas, como por exemplo, qual o seu consumo de combustível. Em seguida, o programa dirá quantas árvores deverá plantar por ano para que haja uma compensação na quantidade de emissão de gás carbônico no mundo.
A Semana do Meio Ambiente está acontecendo desde o dia 30 e se estende até o dia 6 de junho.

Confira a programação