O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) irá promover, com o apoio da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Socila (SEMTAS), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece a cada dois anos e, nessa edição, será nos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Referência em Educação Aluizio Alves (CEMURE).

Com a temática “Participação e Controle Social no Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, a finalidade da conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. O evento deverá contar com a participação de profissionais da área, prestadores de serviços e os próprios usuários do sistema. Antes disso, o CMAS já articula as pré-conferências, que deverão acontecer simultaneamente das 14h às 17h, nas quatro regiões administrativas da cidade, no dia 9 de junho.

Na Zona Norte, o evento será realizado no Centro Educacional Dom Bosco, no bairro de Gramoré. Na Zona Oeste, a pré-conferência será realizada no SEBRAE, no bairro de Lagoa Nova. Nas Zonas Sul e Leste, os eventos tomarão lugar, respectivamente, na FACEX, localizada no bairro de Capim Macio, e no Instituto Ponte da Vida, no Barro Vermelho.

As mobilizações para incentivar a participação nas pré-conferências, tanto dapopulação quanto dos profissionais da área da assistência social, estão sendo feitas através dos CRAS, CREAS e instituições relacionadas. “É fundamental a participação da sociedade tanto na pré-conferência quanto na conferência, já que o resultado dos trabalhos irá influenciar diretamente os usuários do
serviço de assistência social do nosso município”, ressalta a titular da SEMTAS, Rosy de Souza.