A artista paulista Flávia Vivacqua foi convidada a ministrar a oficina “Arte e Ecologia” nas próximas segunda (18) e terça-feira (19) no auditório da Funcarte. O curso ainda faz parte da programação que comemora o Dia do Artista Plástico. Inscrições podem ser feitas até segunda-feira na Capitania das Artes.

As homenagens ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 8 de maio, ainda rendem frutos. Nas próximas segunda (18/05) e terça-feira (19/05), a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), oferece o curso “Arte e Ecologia”.

O número de vagas é limitado, por isso os interessados devem se apressar para se inscrever até segunda-feira. O curso, que acontece às 19h no auditório da Funcarte, será ministrado pela artista, educadora e design cultural para sustentabilidade Flávia Vivacqua (SP). O intuito da oficina é estimular a reflexão crítica e a prática criativa atual com base na preservação ambiental.

A artista paulista usará como metodologia dinâmicas coletivas e conversas em roda com referências históricas em fotos, vídeos e textos. Falará ainda sobre land art (intervenções ambientais) e performances dos anos 60 e 70, além de dialogar sobre intervenções públicas e seu contexto sociocultural nos últimos dez anos.

Sobre Flávia Vivacqua

Nascida em São Paulo no ano de 1975, Flávia é artista, educadora e designer cultural e para sustentabilidade. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, teve como primeira formação as Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena, Teatro Escola Macunaíma e Scuola Internazionale Dell'attore Commico, na Itália, especializando-se em Teatro de Rua e Máscaras. É Designer de Sustentabilidade e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis pelo programa Gaia Education da Global Ecovillage Network, chancelado pela ONU.

Desde 1998 vem realizando exposições de suas performances, intervenções, instalações e fotografias em diversas cidades brasileiras e no exterior (seu trabalho pode ser visto no blog www.flaviavivacqua.wordpress.com). Já ministrou palestras e oficinas sobre arte, cultura, ecologia, economia criativa, novas organizações colaborativas, e processos coletivos de trabalho e criação. Articuladora da rede CORO – Coletivos em Rede e Organizações, ativa desde 2003 (www.corocoletivo.org).

Como Designer Cultural e Sustentabilidade, desde 2000 realiza festivais, intercâmbios e curadorias (PRÊMIO Cultura e Pensamento 2006 para Seminário Ritmos da Urgência - Reverberações 2006 (www.reverberacoes.com.br)) e integra o Conselho do programa ‘Interações Florestais’ (PRÊMIOS Conexões Artes Visuais 2007 e Interações Estéticas 2008), criando e coordenando a Residência Artística na Ecovila Terra UNA (www.terrauna.org.br). Diretora Fundadora da Nexo Cultural - agencia de Designer Cultural e Sustentabilidade para consultoria, estratégia, desenvolvimento e facilitação de projetos e processos (www.nexocultural.com.br).