Começam na próxima segunda (18), as novas turmas dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) através do Departamento de Ações para o Trabalho – DAT.

Os novos cursos serão oferecidos nas unidades dos Centros Públicos, localizadas nos bairros do Alecrim e Cidade Alta. Na unidade do Centro Público do Alecrim estarão abertas as turmas para Garçom (uma turma) e Operador de Micro (quatro turmas).

Na unidade de Cidade Alta, os trabalhadores poderão contar com cursos de Manicure (duas turmas), Produtor de Beleza (uma turma) e Operador de Micro (três turmas), sendo o de manicure o único a oferecer carga horária de 80 horas, os demais cursos terão 160 horas.

Ao todo, os quatro cursos irão capacitar entre 25 e 30 alunos por turma, totalizando uma média de 275 beneficiados. “Ações nesse sentido são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. O cidadão aprende através destes cursos e tem a chance de se tornar independente”, ressalta o secretário adjunto do Trabalho, Alcedo Borges.

Como os cursos tem duração média de 45 dias, o próximo período de inscrição deverá acontecer em julho. Para se inscrever no curso de manicure, os candidatos deverão ter no mínimo 16 anos. Para o restante dos cursos, exige-se do candidato, além da idade mínima, ensino fundamental completo ou comprovante de que esteja cursando o último ano. Apenas o curso de Garçom exige idade igual ou superior a 18 anos.

Os documentos necessários para as inscrições são: CPF, Identidade, Comprovante de escolaridade e carteira de trabalho cadastrada no SIGAE. O cadastro do documento no sistema pode ser efetivado em qualquer uma das duas unidades. Caso o jovem não possua carteira de trabalho, a mesma poderá ser solicitada no ato da inscrição.