A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou, na plataforma Google Meet, na noite desta terça-feira (7), a abertura do 11º Seminário Cenas de Leitura, iniciativa formativa coordenada pela assessora pedagógica Sayonara Fernandes, que há 11 anos desenvolve o projeto voltado à formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, o tema gerador das ações do seminário Cenas de Leitura foi “Educação antirracista: a potência da literatura indígena e da literatura negra na formação de leitores”. O encontro reuniu professores, coordenadores pedagógicos e estagiários dos CMEIs e escolas de Educação Infantil do município de Natal, além de estudantes do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, que integram o grupo de formação.

A abertura do seminário contou com a presença da equipe de assessoras pedagógicas da Educação Antirracista da SME-Natal, representada pelas professoras Adriana Ferreira e Alessandra Ferreira, que ministraram a palestra “Os desdobramentos do racismo estrutural e seus impactos na sala de aula”. A atividade promoveu um espaço de escuta, partilha e reflexão sobre as práticas pedagógicas que reafirmam a diversidade étnico-racial e o compromisso da escola com a equidade.

Segundo a professora Sayonara Fernandes, o Cenas de Leitura tem buscado, ao longo dos anos, fortalecer o trabalho com a literatura como espaço de formação humana, de construção de sentidos e de afirmação da identidade das crianças. “Trabalhar com a literatura indígena e a literatura negra é um gesto político e pedagógico. É um modo de ampliar repertórios, reconhecer vozes historicamente silenciadas e fortalecer uma educação que forma para o respeito, a justiça e o reconhecimento das múltiplas infâncias que habitam nossas escolas”, destacou Fernandes.

De acordo com a assessora pedagógica Adriana Ferreira, o encontro foi enriquecedor para a Educação das Relações Étnico-Raciais. “O seminário Cenas de Leitura, abordando a temática do racismo estrutural e as estratégias pedagógicas para combatê-lo em sala de aula, possibilitou a reflexão acerca da representatividade positiva, da desconstrução de estereótipos, da sensibilização dos docentes da Rede Municipal para o olhar à singularidade dos estudantes e ao respeito coletivo”, contou Adriana Ferreira.

O seminário integra a programação anual do Cenas de Leitura, que tem se consolidado como um importante espaço de formação continuada, mobilizando educadores e futuros professores na construção de uma educação pública comprometida com a diversidade, a leitura e a infância.

Dando continuidade à programação, no dia 16 de outubro, acontecerá a apresentação dos trabalhos produzidos pelos professores cursistas, com propostas de mediação de leitura de obras literárias com temática negra e indígena. A expectativa é que, ao levarem essas leituras para as salas de aula, os mais de 100 professores alcancem cerca de 2 mil crianças da Rede Municipal de Natal, promovendo o contato com outras vozes e narrativas, rompendo com o eixo eurocêntrico tradicionalmente presente nas práticas de leitura.

“Cada professor que lê com suas crianças está contribuindo para a construção de uma nova consciência, dentro e fora da escola, fortalecendo o combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação”, destacou a professora Sayonara Fernandes.

Encerrando o ciclo de formação, no dia 6 de novembro, a formadora e os cursistas receberão a escritora Ninfa Parreira, autora de livros de literatura para as infâncias, em um encontro literário especial que celebrará as experiências vividas ao longo do ano. A presença da autora encerrará o 11º Seminário Cenas de Leitura com um momento de escuta, diálogo e inspiração, reafirmando o compromisso do projeto com a valorização das narrativas que revelam a pluralidade das infâncias brasileiras.