A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou o 6º Encontro de Formação do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), reunindo professores, coordenadores pedagógicos e diretores da Rede Municipal para reafirmar a importância do processo estudantil efetivo através da postura colaborativa entre família e escola na formação social, física e mental dos estudantes. O evento aconteceu nesta terça-feira (07), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

A diretora do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), Merise Maria Maciel, deu início à cerimônia reforçando a principal missão na realização desse projeto, desenvolvido pela Educação. “Ao longo do ano trabalhamos temas diversos, mas todos ligados a violências praticadas contra as crianças, adolescentes e jovens, e como podemos garantir a prevenção e como isso afeta a saúde mental das crianças, adolescentes e jovens, incidindo diretamente no ambiente escolar, no trabalho do professor.” Ao finalizar, a diretora do DAE incluiu a importância da formação: “Cada vez que a gente instrumentaliza melhor os profissionais da rede, quanto mais conseguimos que eles aprendam sobre essa temática, mais a gente busca colaborar com um ambiente escolar mais harmonioso e saudável.”

A colaboração educacional como um agente fortalecedor da criação de um ambiente seguro e acolhedor, fundamental para o bem-estar e o aprendizado — principalmente nesse momento de ascensão do acesso às redes sociais — foi um dos principais temas abordados. A palestrante Débora Sampaio, psicóloga e especialista em dependência tecnológica, dialogou acerca da temática da força da família e da escola no enfrentamento das violências. “Trouxe para os educadores e equipe da Secretaria Municipal de Educação um diálogo sobre as violências, destacando a violência virtual. Tanto a questão dos vícios — vício em pornografia, em jogos, em redes sociais, em apostas — como as violências que acompanhamos: violências sexuais, ligadas ao cyberbullying e ao adoecimento mental.” A psicóloga chamou a atenção às bases legais do papel escolar, como nos exemplos da existência da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da Lei 13.431/17 (Escola Protegida).

“Foi uma troca muito rica e extremamente relevante, tendo em vista que estamos vivendo um cenário muito novo, onde crianças e adolescentes crescem hoje no mundo digital. Somos a última geração analógica, então temos muitos desafios que precisamos nos atualizar, precisamos conhecer e informar para que a gente possa realmente encontrar estratégias para proteger e prevenir a violência entre crianças e adolescentes e no mundo escolar”, concluiu Débora Sampaio.

A professora Damiana Pereira dos Santos, do 3º ano da Escola Municipal São José, destacou a seriedade da temática abordada, evidenciando o impacto positivo do projeto para a comunidade escolar. “Essas abordagens dos encontros do NAPS são de grande importância para trabalhar com o aluno, com a família, com toda a comunidade escolar. Os encontros presenciais e online também nos favoreceram. Nosso tempo de aprendizagem foi maravilhoso. Todas essas temáticas contra a violência nos dão um respaldo, uma força de como trabalhar em sala de aula com as famílias e estudantes”, expressou a pedagoga.

O evento contou também com a apresentação do Coral Municipal Sons da Terra, sob regência da professora Rosângela Albuquerque e formado por professoras da Rede Municipal, para o encerramento da formação do NAPS 2025. O encontro formativo foi de grande significado para todos os participantes, destacando o respeito às diferenças, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a construção de práticas aplicadas à segurança digital.