Na manhã desta segunda-feira (02), a Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, localizada no bairro de Neópolis, promoveu um evento especial voltado para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto “Sax na Escola” trouxe o saxofonista pernambucano Rafael Santos, que teve a oportunidade de apresentar aos estudantes a riqueza das culturas pernambucanas, com destaque para o frevo, e compartilhar um pouco da trajetória musical. Antes da apresentação na escola em Neópolis, o músico se apresentou na Escola Municipal Professora Josefa Botelho no bairro de Ponta Negra.

A ação teve como objetivo aproximar os jovens da música regional, mostrando a eles a importância dos instrumentos e estilos musicais locais, ao mesmo tempo, que proporcionou um momento de aprendizado sobre o saxofone, suas variações e a carreira do artista. A ação é financiada pela Fundação de Cultura pelo PNAB.

Durante a apresentação os estudantes puderam conhecer as diferentes modalidades do saxofone e aprender um pouco sobre os desafios e as conquistas de Rafael Santos ao longo da carreira. O saxofonista, que iniciou a jornada musical aos seis anos de idade com o avô, contou aos estudantes sobre as experiências com grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Lenine e Paulo Miklos.

O músico falou com entusiasmo sobre a paixão pela música e a importância de transmitir conhecimentos para as novas gerações. “Eu comecei muito cedo, influenciado pelo meu avô, e sou grato por poder compartilhar minha história e a beleza da música pernambucana com esses jovens. O saxofone tem uma história rica e estou feliz de poder levar essa experiência até eles”, contou o saxofonista.

A professora Maria Ediana Carlos Maia, expressou a satisfação com a participação dos estudantes durante o Pocket Show. “Foi uma experiência enriquecedora para todos. Os estudantes ficaram encantados com a apresentação e a possibilidade de interagir com um artista de renome como Rafael Santos. Este tipo de ação é fundamental para a formação integral dos alunos, ampliando seus horizontes e fortalecendo a conexão com nossa cultura”, disse Maia.

Para Maria Clara Machiavelli Róbias Nery, estudante de 11 anos do 5º ano, a visita de Rafael Santos foi uma experiência marcante. “Eu nunca imaginei que fosse ver um saxofonista de tão perto. Foi muito legal aprender sobre os tipos de saxofone e a história do Rafael. Ele tocou músicas muito bonitas, e eu adorei conhecer mais sobre o frevo”, afirmou Nery.

Diretora pedagógica da unidade de ensino, Lenira Carlos Gurgel, também ressaltou o impacto positivo da atividade. “A presença de Rafael Santos na escola fortalece o vínculo dos alunos com as tradições culturais de Pernambuco. Foi uma oportunidade incrível para os estudantes vivenciarem a música de forma prática e aprenderem mais sobre o nosso rico patrimônio cultural”, declarou.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano destacou a importância da realização de eventos culturais nas escolas. “Este tipo de atividade enriquece o aprendizado dos nossos alunos, proporcionando uma experiência única. A música é uma poderosa ferramenta de ensino, que promove a expressão artística e cultural. Estamos muito felizes por proporcionar essa oportunidade aos estudantes da  Rede Municipal de Natal”. A secretária adjunta estava acompanhada da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Noélia Barbosa.