O prefeito Álvaro Dias participou na tarde desta segunda-feira (18) da abertura da primeira edição do Seminário “Diálogos de Habitação: Parceria por um novo amanhã”, um evento realizado pelos Sindicatos da Indústria da Construção do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) e Sinduscon Oeste-RN em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reunindo empresários e profissionais da área e do mercado imobiliário, no auditório da Fiern para debater as tendências e desafios para o financiamento da construção de moradias no País.

Álvaro Dias falou dos investimentos da Prefeitura em habitação na sua gestão com ações voltadas à melhoria do déficit habitacional. “Nos últimos anos, temos trabalhado para reduzir o déficit habitacional e melhorar a vida das pessoas em nossa cidade. Como prefeito, tive a oportunidade de entregar 1.120 unidades habitacionais no Village de Prata e 29 unidades no Residencial Mãe Luiza. Além disso, retomamos a construção do Empreendimento Morar Bem, no bairro Pajuçara, um projeto de 176 unidades que havia sido abandonado após a falência da construtora responsável, mas que, com esforço e determinação, conseguimos colocar novamente em andamento no ano passado”, disse o prefeito, ressaltando ainda a importância do Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura do Natal, que já entregou mais de 7.500 títulos de propriedade. “A entrega de 7.500 títulos de regularização fundiária foi uma das ações mais significativas de nosso mandato, dando a essas famílias o direito à posse definitiva de suas moradias”.

Dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, Natal foi selecionada para a construção de 1.288 unidades habitacionais. Foi assinado o contrato do Residencial Guarapes, com 200 unidades, e amanhã haverá a assinatura do contrato para o Residencial Água Marinha, no Planalto, com 176 unidades e para o Residencial Lagoa Azul, que terá 200 unidades. Outros quatro empreendimentos habitacionais já foram aprovados diretamente de construtoras locais para atender a população. 

Álvaro Dias aproveitou a oportunidade para prestar contas do que foi feito em sua gestão, em especial a revisão do Plano Diretor que já resultou em investimentos superiores a R$2,5 bilhões, gerando cerca de 16 mil empregos, como ressaltou o presidente do Sinduscon, Sérgio Azevedo. “Existia uma Natal antes e uma Natal depois do Plano Diretor. Antes da homologação do Plano Diretor, a geração de emprego era de 28 mil no setor da construção civil. Hoje já somos mais de 42 mil empregados. Então, tudo isso em razão de um trabalho firme e concreto em defesa da modernização do Plano do Diretor da cidade”, ressaltou o presidente, “o setor da construção tem uma dívida de gratidão com a sua gestão”, reforçou. 

Participaram do evento também o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o secretário de Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, os presidentes do Sinduscon-RN, Sérgio Azevedo, e do Sinduscon Oeste-RN, Pedro Escóssia, o vice-presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte, o senador Flávio Azevedo, o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, e o diretor de Habitação da Caixa, Roberto Ceratto.