Unindo vozes e repertórios variados em uma grande festa cultural, o encerramento do 30º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 22º Encontro Nacional de Coros em Natal, ocorreu na noite do último sábado (09), no auditório do Cemure. A apresentação final contou com a participação de nove corais da capital e de outras cidades do Nordeste.
De Natal, destacaram-se os corais Cantorias e Nostrum, que trouxeram ao evento o talento e a emoção das vozes potiguares. Também participaram corais de diferentes estados, incluindo o Iarê Grupo Vocal (Recife-PE), Coral Maestro Maurício Gurgel e Grupo Mosaico (João Pessoa-PB), Sonetto Vocale (Recife-PE), Coral da UECE (Fortaleza-CE), e o Coral Vox Populi (Aracaju-SE). Além do Coral Vox Angeli Mirtes Araújo, de São José de Mipibu (RN). Ao longo do evento, os corais apresentaram repertórios que iam do popular ao erudito, demonstrando a riqueza e a versatilidade da música coral no Brasil.
A maestrina e coordenadora geral do Enconat, Rosângela Albuquerque, celebrou o sucesso do evento, que já está na 30ª edição. “Este encontro é mais que uma reunião de corais, é uma celebração da cultura e da harmonia que a música coral pode proporcionar. A cada edição, somos surpreendidos pelo entusiasmo dos coralistas e pela emoção do público, que a cada apresentação nos lembra a importância de valorizar e incentivar a música no nosso país", declarou a regente do do anfitrião Coral Municipal "Sons da Terra".
Quem também acompanhou as apresentações foi a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Navarro. “Eventos como o Enconat também são inspiradores para a Educação Infantil, pois mostram às crianças a força da arte, da disciplina e do trabalho em equipe. É uma oportunidade de plantar nelas o amor pela cultura desde cedo. É importante que a música e as artes estejam cada vez mais presentes na formação das crianças, pois acreditamos que isso transforma vidas e fortalece os valores que queremos para a nossa sociedade", disse.
Para Jéssica Laiana Melo Araújo, regente do Iarê Grupo Vocal, de Recife (PE), o Enconat representa uma oportunidade de intercâmbio cultural. “É uma alegria imensa estar aqui com o nosso grupo. Esse evento nos permite aprender e compartilhar com outros corais, trocando experiências que enriquecem não só os coralistas, mas também o público que nos assiste. Natal nos acolheu com muito carinho, e poder cantar aqui é uma experiência que levaremos para sempre", afirmou.
O coralista do Grupo Mosaico, de João Pessoa (PB), José Nivaldo Xavier Moura, destacou a importância da música coral para a integração social e cultural. “Participar do Enconat é uma honra para nós. É muito gratificante saber que nosso trabalho como coralista, que exige dedicação e disciplina, pode tocar tantas pessoas. Eventos como este mostram que a música coral é acessível a todos", comentou.
Já Israel Silva dos Santos, espectador, resumiu o sentimento dos que assistiram ao evento. “Foi incrível ver tantos corais juntos e sentir a energia da música. Cada apresentação tinha algo especial. É um evento que a gente leva no coração e sai renovado. Parabéns a todos que fizeram este encontro possível".
Com uma recepção calorosa do público e uma programação diversificada, o encerramento do Enconat reforçou o compromisso de Natal em ser um espaço para a cultura e a música coral, promovendo o encontro entre vozes de diferentes partes do país e fortalecendo laços entre as cidades e os estados participantes.