Natal mais uma vez se destaca como a única capital do país a alcançar a paridade de gênero em suas secretarias municipais, com 52% dos cargos ocupados por mulheres. Este resultado coloca a Prefeitura do Natal no lugar mais alto do pódio em comparação a outras capitais do Brasil, que registram, em média, 28% de participação feminina em cargos de liderança. Os dados mais recentes foram coletados e divulgados pelo primeiro Censo das Secretárias, conduzido entre novembro de 2023 e março de 2024 pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com o apoio da Fundação Lemann e da Open Society Foundations. O estudo mapeou a presença feminina nos governos estaduais e nas capitais do país, revelando a disparidade de gênero ainda presente em grande parte das administrações públicas. O estudo completo pode ser conferido aqui .

Para o Prefeito Álvaro Dias, este é um motivo de muita alegria, não só por Natal ser referência nacional neste âmbito, mas pela gestão municipal  contar com todas as suas gestoras que contribuem de maneira propositiva às atividades e projetos municipais. "Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, embora entendamos a presença feminina em cargos de liderança na gestão como uma maneira de promover e fortalecer ainda nossa administração com a forma que elas conduzem, lideram e desenvolvem suas funções. Para nós, é motivo de muito orgulho contar com cada uma, e poder ainda sim ser exemplo para todo o país.” declarou. 

Atualmente as secretarias municipais chefiadas por mulheres em Natal, são:  Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa (SEMDES), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Secretaria Municipal de Cultura do Natal (SECULT), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria Municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE), Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres(SEMUL), Secretária Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos , Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH) e  Parcerias Público-Privadas. 

Ainda segundo Álvaro, a Prefeitura de Natal segue empenhada em manter políticas que incentivem a participação feminina e garantam um ambiente de trabalho justo e igualitário para todas. “Esperamos que essa média nacional, não só nas capitais, mas em todo o país, possa seguir crescendo para que cada vez mais, mais mulheres possam ocupar merecidamente cargos públicos de destaque no país”, finalizou.