Nesta terça-feira (2), aconteceu a abertura das ações do Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais no município. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Dourado, localizada na Zona Norte, sediou a ação oferecendo testes rápidos, vacinação e palestras informando sobre a prevenção, além de advertir os usuários sobre os sintomas da doença e as formas de tratamento. 


O dia 28 de junho é o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, uma doença com presença considerável no Brasil, e o Julho Amarelo é o mês de combate e prevenção das infecções no país, como forma de alertar a população acerca da importância dos cuidados e do diagnóstico precoce. Procurando a unidade de saúde mais próxima da sua casa, é possível realizar o teste rápido, assim como se informar mais da condição e manter a vacinação em dia. 


“Achei interessante a abordagem da equipe e o fato dela ser feita aqui no posto, se tornando uma coisa mais abrangente que pega todo mundo que está aqui se consultando” diz Marival Barbosa, usuário da unidade que esteve presente na ação, enfatizando também que ações como essa são proveitosas por instruírem a população de que não há só um tipo de hepatite, e explicando como cada uma delas pode se manifestar.


As hepatites são infecções que atingem o fígado e podem gerar complicações no funcionamento do organismo da pessoa infectada, a depender do tipo viral detectado. É majoritariamente uma doença silenciosa, no entanto, quando há a presença de sintomas, é possível perceber alguns sinais como febre, diarreia, pele e olhos amarelados, enjoo, entre outros. As mais comuns são as do tipo A, B e C, as hepatites D e E são mais difíceis de serem encontradas no território brasileiro. 


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, dedica sua atenção, durante todo o mês de julho, ao combate e controle das hepatites, alertando, por meio dos serviços de saúde do município, sobre a importância de realizar o teste, de manter a vacinação em dia, sobre o tratamento e os cuidados na prevenção das infecções.