Os estudantes da Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira participaram no último sábado (16) de uma aula-passeio à Fortaleza dos Reis Magos, situada na Praia do Forte, revivendo os primeiros capítulos da história da cidade do Natal. A experiência, parte integrante do projeto educacional intitulado "O Início da Nossa Cidade", proporcionou aos estudantes uma imersão no legado da colonização portuguesa que moldou Natal como conhecemos hoje.
A professora e idealizadora do projeto Gheysa Cristina Queiroz dos Santos, contou que o passeio foi realizado com os estudantes do 5º ano. “A aula de campo por meio da visita a locais que possuem um valor histórico e cultural significativo, que fazem alusão ao surgimento da cidade, teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizado fora do ambiente escolar. Durante essa atividade, os estudantes observaram de perto construções antigas, monumentos e outros espaços que fazem parte da história da fundação de Natal”, destacou a professora.
Durante a visita, os estudantes conheceram as antigas salas e corredores, da primeira construção portuguesa e absorveram a riqueza de conhecimento que a fortaleza carrega. Além da Fortaleza dos Reis Magos, a jornada histórica seguiu pela Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, a padroeira da cidade. A visita à Praça André de Albuquerque, no Centro, também enriqueceu a compreensão dos alunos sobre a história local.
A estudante Isabela Gomes de Souza, do 5º ano, disse que gostou do passeio realizado pela escola. “A visita à Fortaleza me fez entender como de fato tudo começou, achei bastante interessante as salas e os meios de defesa que a fortaleza têm, que isso demonstra o quanto os portugueses eram inteligentes e eficientes nos meios de defesa”, pontuou a estudante.
A gestora Maria Aparecida e Silva destacou sobre a importância pedagógica de abordar o tema sobre o início da cidade. “Essa abordagem pedagógica buscou promover o conhecimento e compreensão da importância do patrimônio histórico, auxiliando na formação de uma consciência cultural e preservacionista nos estudantes", finalizou.