Com o objetivo principal de promover a integração e o intercâmbio entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, incentivando a prática esportiva como meio de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, os Jogos Escolares Municipais (JEMs) seguiu nesta segunda-feira (18) com a disputa da modalidade de Badminton realizada no ginásio da Facex, em Capim Macio. A coordenação do JEMs é de responsabilidade do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, da Secretaria Municipal de Educação de Natal.
As escolas municipais Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, Professor Luiz Maranhão Filho, Professor Zuza e Professora Terezinha Paulino de Lima participaram da competição, somando 42 atletas participantes.
O professor de Educação Física da Escola Municipal Professor Zuza, James Fernandes de Medeiros, explicou que “a prática do badminton é importante porque é inclusiva, trabalha com a participação em turmas mistas, permitindo que meninos e meninas joguem no mesmo nível de igualdade dando essa possibilidade inclusive de pessoas com deficiência física, os cadeirantes também podem jogar, aqueles com biótipos diferentes, capacidades físicas diferentes. A competição das escolas municipais é uma oportunidade para os estudantes que aprenderam nas aulas de Educação Física poderem vir vivenciar, conhecer e socializar com outros estudantes da Rede Municipal de Natal”.
Integrante da equipe organizadora do JEMs, Ana Arleide Oliveira, ressaltou como foi implantada a modalidade nos Jogos Municipais. “Essa modalidade foi implantada aqui em Natal pelo professor Antônio Carlos, e nós incluímos nos jogos municipais quando percebemos a necessidade, já que algumas escolas começaram com a prática do badminton. Ao todo, os jogos contam com 17 modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil”.
O estudante do 7º ano da Escola Municipal Professor Zuza, Gabriel Silva dos Santos, de 13 anos, ocupa o papel de líder esportivo da sua turma e contou a experiência nos jogos. “Foi muito legal, eu pensava que não era tão legal como realmente é, mas quando eu cheguei aqui foi muito bacana. Quero jogar mais, eu tenho treino três vezes na semana, e eu me esforço muito para treinar, para poder ficar melhor. Hoje eu estou jogando aqui no JEMs, mas futuramente eu posso jogar outros campeonatos, até conseguir ser o melhor do Brasil, que é o meu sonho”.
Badminton
O badminton é considerado o segundo esporte com maior número de praticantes no mundo. O esporte requer muita agilidade e resistência, já que a peteca pode chegar a uma velocidade de 300km/h em um golpe.