A abertura da campanha “Julho Amarelo” em Natal aconteceu na Unidade de Saúde Nazaré, nesta quinta-feira (6). A unidade deu início às ações de saúde para conscientizar e alertar a população sobre os riscos das hepatites virais, tema desenvolvido pela campanha temática. Durante todo o mês de julho a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal desenvolve diversas atividades nas unidades de saúde do município sobre os riscos das doenças.

“Precisamos sempre informar a população sobre a importância do Julho Amarelo e da prevenção das ISTs com foco nas hepatites virais, então tivemos esse momento de educação para que a população se sentisse acolhida e que pudéssemos passar essas informações com qualidade para eles”, comenta Sheilla Medeiros de Souza, médica da Unidade de Saúde Nazaré.

Durante a manhã, a população que compareceu à unidade, pôde contar com diversas atividades de ações de prevenção à saúde, como roda de conversa sobre os tipos de hepatites, além de vacinação contra as infecções causadas pela hepatite A e B, atendimento médico, testes rápidos que podem detectar as infecções do tipo B ou C, distribuição de preservativos, além de apresentações culturais com o grupo de dança Pastoril do Peixe-boi encantado, e peça teatral sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) desenvolvida pelo grupo dos agentes de saúde da unidade.

Sheilla foi a responsável por realizar, junto com os alunos residentes na unidade, a palestra sobre as infecções causadas pelos vírus da hepatite. “A palestra foi informativa e, ao mesmo tempo, com a intenção de sentir o quanto de saber que essa comunidade têm sobre a temática, e por meio dessa conversa, das perguntas e dos questionamentos que eles nos trouxeram, tiramos dúvidas e desmistificando os preconceitos sobre as hepatites”, disse.

Hepatites virais

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, e podem causar alterações leves, moderadas ou graves nos indivíduos. Elas são causadas por vírus classificados de acordo com as letras do alfabeto. No Brasil, existem três tipos mais comuns, a hepatite A, a hepatite B, e a hepatite C. As hepatites do tipo A e B possuem vacinas disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde do município.

Vacinação

A vacina contra a Hepatite A é altamente eficaz e segura e é a principal medida de prevenção contra a infecção. É aplicada em dose única, e está disponível para crianças a partir de 15 meses até os 5 anos não completados. O imunizante contra a infecção pelo vírus do tipo B, é destinado para pessoas não vacinadas contra a hepatite B, para as que não complementam o esquema vacinal com as três doses do imunizante, ou para as pessoas que não possuem comprovação de vacina com a Pentavalente na infância.

As vacinas contra as hepatites virais A e B estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras dos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

Durante todo o mês de julho o Projeto “Vacinado com Natal” também intensifica a imunização com as vacinas contra as hepatites. O projeto realiza o Dia D de vacinação neste sábado (8), com diversas UBSs abertas das 8h às 12h, e os pontos extras de vacinação dos Shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, das 15h às 20h, para atender a população.