Nos últimos dias, de 1 a 5 de junho, foi celebrada a Semana do Meio Ambiente de 2023. Promovido pela Prefeitura do Natal, o evento trouxe importantes ações para a cidade e conscientização ambiental. Foram 600 kg de resíduos retirados das praias nos mutirões de limpeza “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”. E cerca de 230 kg de lixo eletroeletrônico recolhidos pelos drive-thrus, em dois dias de programação.

Os mutirões aconteceram nas Praias dos Artistas, do Meio, do Forte e Ponta Negra e contaram com a participação da comunidade e de estudantes da rede municipal de ensino. Já os drive-thrus, que aconteceram na zona Norte e zona Sul, foram responsáveis pela retirada de notebooks, teclados, mouses e impressoras evitando que fossem descartados de maneira irregular.

Outro destaque da Sema Natal 2023 foi a educação ambiental através de atividades práticas com a participação de 392 alunos das escolas municipais, reafirmando a parceria entre as secretarias e a intenção de tornar a educação ambiental um tema mais recorrente do processo de ensino aprendizagem da população infantil da capital.

Foram oficinas de horta orgânica, de compostagem e trilhas ecológicas no Bosque das Mangueiras. E também a integração dos alunos nos mutirões de limpeza nas praias e a sensibilização ambiental de alunos nas escolas participantes. As unidades de ensino foram as Escolas Municipais Professor Ascendino de Almeida, no Planalto, Prof. Arnaldo Monteiro Bezerra, em Neópolis. e Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia, na Praia do Meio.

Além disso, foram realizados plantios para melhorar a camada verde da cidade e de reflorestamento também estiveram presentes nas ações do evento. Às margens do Rio Pitimbu foram plantadas 200 mudas com o objetivo de reestruturar o ecossistema do local, promovendo o reflorestamento da área com espécies nativas da região.

Já na Av. Amintas Barros foram plantadas 100 mudas como compensação ambiental da cidade, pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) das operações administrativas do 2º Encontro Regional ICLEI NE. Dentre os efeitos benéficos da arborização urbana estão a evapotranspiração (aumentando a umidade do ar); retenção de material particulado em suspensão e captura de CO2.

Por fim, a programação on-line ofertou duas palestras que atraíram a participação do público em geral com 47 participantes. As temáticas debatidas foram: “A importância das áreas verdes para centros urbanos e o papel das ZPAs na mitigação do clima da cidade" e “Como minhas atitudes impactam no meio ambiente”.

Realização

A Semana do Meio Ambiente de Natal foi coordenada da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com o apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU) e Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping. E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.