Natal participa em Palmas (TO) do XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Na oportunidade, o tema prioritário de debate será inovação para a sustentabilidade. O titular da secretaria da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, está na cidade representando a capital potiguar no evento, que começou nesta terça-feira (6) e segue até o dia 8 de junho.

O CB27 reúne os Secretários e Secretárias das pastas responsáveis pelo meio ambiente das Prefeituras de 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal. E tem o compromisso de fortalecer a ação coordenada das pastas, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda.

A cidade será palco para importantes debates e trocas de experiências entre representantes do Poder Público de diversos Estados e municípios brasileiros, convidados de governos da América do Sul e representantes de todas as esferas da sociedade civil, engajados com o enfrentamento da crise climática.

Segundo Mesquita o encontro irá debater com governos subnacionais, especialistas, academia, iniciativa privada e sociedade civil temas ligados às agendas globais de sustentabilidade e enfrentamento à crise climática, tendo o desenvolvimento circular e experiências de gestão sustentável e soluções baseadas na natureza e energias renováveis como temas centrais.

Palmas também sedia simultaneamente o 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, o evento, que tem como tema "Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis", ocorrerá no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, é rede global que congrega mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Em abril deste ano, Natal foi sede do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, com o tema “Cidades, Clima e Natureza".

O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Palmas, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do ICLEI em 2023), da BRK, da Enel X e da Energisa; e com o apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), ACA Brasil, CDP Latin America e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP).