Nesta segunda-feira, 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto "Planta Natal", programa da Prefeitura Municipal de Natal, realizou o plantio de 100 mudas de plantas nativas. O local escolhido foi a Avenida Amintas Barros, na Zona Sul da capital. 

A avenida está recebendo obras de padronização e será a primeira via com calçadas 100% acessíveis e arborizadas da cidade do Natal. A ação aconteceu durante a manhã e contou com a presença do prefeito Álvaro Dias e dos secretários Irapoã Nóbrega (Semsur), Thiago Mesquita (Semurb) e da secretária-executiva Danielle Mafra. A Ação se soma às sistemáticas realizadas com vistas à sustentabilidade dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Natal. As mudas utilizadas na ação foram de espécies nativas, como Ipê, Patas de Vaca e Craibeiras.

“As obras de padronização impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos natalenses. São investimentos de R$ 30 milhões que contarão com ruas e avenidas arborizadas contribuindo para uma cidade mais verde", disse o prefeito Álvaro Dias.

A secretária-executiva da Prefeitura de Natal e coordenadora do Planta Natal, Danielle Mafra,  ressaltou o avanço do programa que alcançou a marca de plantio de mais 18 mil árvores. "A avenida Amintas Barros é a primeira via da cidade 100% acessível e arborizada para as pessoas, que insere Natal entre as cidades mais verdes do país. Daqui para o final do ano, iremos ultrapassar a meta estabelecida pelo prefeito Álvaro Dias de plantar 20 mil árvores. A expectativa é plantar mais 10 mil árvores", disse. 

Desde que iniciou o Planta Natal, projeto que integra várias secretarias, a capital potiguar reduziu em três mil toneladas o número de emissão de gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta Terra, explica Thiago Mesquita. “A cada sete árvores plantadas, há uma redução de uma tonelada na emissão de gás carbônico no meio ambiente. Deste modo, o Município já reduziu em três mil toneladas os Impactos na diminuição de dióxido de CO2, o que atesta seu comprometimento em busca de sua mitigação e adaptação urbana frente à emergência climática”, disse o titular da Semurb. 

Novo Horto Municipal do Baldo
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, ainda visitou as obras do novo Horto Municipal do Baldo, localizado na Zona Leste da Capital.  O espaço será o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas. 

“Estamos construindo o primeiro viveiro público de mudas adultas do Estado, com um Ecoponto moderno, que vai contribuir com uma cidade mais verde e com descarte correto de resíduos eletrônicos, que é um passo importante da nossa gestão, A nossa meta é transformar Natal em uma das cidades mais arborizadas do Mundo”, concluiu.