O fim de semana, dias 3 e 4 de junho, foi bastante movimentado no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. O local recebeu diversas da atividades da programação da Semana do Meio Ambiente de Natal 2023 que segue ate hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre elas Feirinha de Artesanato com artesãos cadastrados na Prefeitura, oficina de horta orgânica, minicurso de cultivo de orquídeas e exposição dessas espécies, além de pintura de rosto infantil e trilha ecológica guiada.

Os destaques do fim de semana foram a feirinha de artesanato em parceria com a Secretaria de Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que contou com um grupo de expositores com venda de produtos artesanais alimentícios como brownies, bolos caseirinhos e pipocas gourmets. Além de artes manuais como pintura em tecido, crochê, macramê, entre outros produtos. E também o Curso de Cultivo de Orquídeas realizado em parceira com a Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), que teve como foco os entusiastas e amantes dessas flores.

Após um dia de aprendizado teórico no sabado (3) com os especialistas, os inscritos tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, aprimorando suas habilidades. E ainda podendo explorar diferentes técnicas de cultivo até os cuidados necessários para garantir o florescimento saudável da planta. Foram abordados temas como escolha de substratos, rega, vasos, adubação, controle de doenças, técnicas de ornamentação e etc.

Parte do curso foi conduzida pela professora aposentada e Diretora de Comunicação da SORN, Fabíola Esparo Pons. “Ontem fizemos uma palestra teórica de cultivo em geral de orquídeas, e hoje completamos com a parte prática dos dois tipos de cultivo: em vasos e em troncos”, disse.

O evento também proporcionou momentos de troca de experiências entre os participantes, compartilhando histórias de sucesso e desafios enfrentados ao longo de suas jornadas com as orquídeas, criando um ambiente acolhedor e inspirador para todos. Fabíola contou ainda que participar da SEMA foi algo muito interessante e agregador para ela e para a associação. 

“Gostei muito de ministrar as palestras e de conhecer pessoas da área ambiental. Para a SORN, acredito que foi uma oportunidade de difundir o nome da associação. Espero que nos próximos anos possamos estar presentes, ampliando esse evento tão rico. Se ao fim das aulas, sair um orquidófilo, afirmo que já ficaremos felizes", finaliza.

Com a conclusão do minicurso muitos participantes saíram ansiosos para aplicar o que aprenderam em seus próprios jardins. A aposentada de 76 anos e moradora de Lagoa Seca, Hilca Guedes, disse que sempre quis cultivar orquídeas, porém precisava de mais orientação. 

“Já recebi orquídeas de presente, mas não consegui cultivá-las da forma correta. Então, posso dizer que hoje estou confiante e pronta para cuidar de orquídeas. A oficina ter acontecido no Bosque das Mangueiras foi algo muito especial. O local está muito agradável e como é muito próximo a minha casa, gosto de vir para cá, sentar um pouco e apreciar a natureza,” revela.

Já no sábado(3) a programação foi aberta pela manhã para o público em geral com oficina de horta orgânica, trilha sensorial guiada com a explicação sobre as espécies vegetais existentes no Bosque e sua importância, além de pintura de rosto infantil. Já no dia 08 de junho, para encerrar as atividades, acontece ainda caminhada histórica em Cidade Alta com o historiador, Luciano Capistrano. Se inscreva gratuitamente pelo app Natal Digital. 

Confira programação aqui

 

Realização

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.