Durante a Semana do Meio Ambiente 2023 organizada pela Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que segue até a próxima segunda-feira (5), com várias ações, como oficinas, limpeza de praias, e palestras, o Planta Natal realizará duas ações de extrema relevância para arborização urbana da cidade. O plantio de 100 árvores nas Avenidas São José, Jaguarari e Amintas Barros e reflorestamento às margens do Rio Pitimbu.

No dia 03/06 será realizada uma ação de reflorestamento em área degradada por incêndio às margens do Rio Pitimbu. A ação terá a participação de um grupo de escoteiros, equipe de manejo do parque da cidade, horto parque das serras e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

No dia 05/06, o Planta Natal executará o plantio de 100 árvores nativas nas calçadas das avenidas São José, Jaguarari e Amintas Barros, em uma ação complementar ao projeto em curso de acessibilidade em calçadas que está sendo executado através da SEMURB.  A intenção é de reforçar junto às ações de zeladoria, a perspectiva uma "Rua para pessoas", acessível, iluminada, com paisagismo e arborização.

Para Danielle Mafra, secretária Executiva do Município e coordenadora do Planta Natal, o atual modelo de beneficiamento de árvores nativas para arborização das grandes avenidas da capital, e a recuperação da área degradada do Rio Pitimbu, será primordial para contribuir com o meio ambiente.

“A recuperação de áreas degradadas torna-se fator primordial na redução do aquecimento global, sendo necessário que o processo de reflorestamento passe por um planejamento de seleção de espécies com maior potencial de desenvolvimento. O objetivo é recuperar às margens da bacia hidrográfica do Rio Pitimbu, Além dessa ação importante, toda a extensão de calçadas receberão o plantio de mudas de árvores nativas que num futuro próximo vão proporcionar um ambiente bastante favorável ao deslocamento de pedestres, privilegiando assim o comércio local e materializando o conceito de uma cidade arborizada’, disse.