A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental, inicia capacitação voltada para o atendimento de urgência e emergência psiquiátrica para os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A ação visa qualificar os profissionais para o manejo adequado em situações de crise em saúde mental nos serviços de urgência do município.

Serão realizados entre três e quatro encontros para cada uma das Unidades de Pronto Atendimento, neste primeiro ciclo, abordando temas como, contexto histórico sobre saúde mental no Brasil, reforma psiquiátrica, Lei 10.216/2001, acolhimento, escuta qualificada, psicofobia, autocuidado do trabalhador e o manejo adequado em situações de crises.

“Como é uma unidade que atende a uma demanda específica, ela vai atender a crise, a urgência, então é fundamental saber a forma adequada do manejo, de como abordar, acolher as demandas relacionadas à saúde mental. Não pensar somente na contenção física, mas compreender que a abordagem verbal é o princípio e o mais importante para tentar tranquilizar o paciente, mesmo ele agitado, pois é possível solucionar diversos casos apenas com essas condutas”, comenta Emanuelle Camelo, psicóloga e técnica da coordenação de saúde mental e uma das facilitadoras da capacitação.

A qualificação é voltada para todos os profissionais que trabalham nas quatro UPAS de Natal. “Não temos como encerrar os atendimentos nas unidades para poder realizar a capacitação, então nossa intenção é estimular para que esses profissionais presentes sejam multiplicadores de conhecimento para aquele colega que não puder comparecer”, comenta técnica da coordenação de saúde mental.

Emanuelle reforça ainda que a intenção da capacitação é também orientar os profissionais quanto ao fluxo de saúde mental da rede de atenção básica, para que assim eles saibam direcionar melhor o paciente e seu familiar ou responsável após o atendimento de urgência. “Os profissionais precisam entender essa rede para poder orientar as pessoas para que elas não fiquem desassistidas e não sejam atendidas somente em um momento de crise, mas que ele possa ser assistido para dar continuidade ao tratamento”.

O primeiro ciclo das atividades teve início na Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Sul e contou com a participação de 41 profissionais do serviço de urgência e emergência.