Na manhã desta sexta-feira (19) aconteceu o lançamento do projeto "Agroecologia da Cidade, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Natal. Com um seminário de abertura intitulado "Desafios e Perspectivas da Segurança Alimentar na Cidade", o evento foi aberto ao público.

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de mapeamento e educação ambiental de experiências agroecológicas em Natal. Na oportunidade, estavam presentes produtores, agricultores e especialistas que debateram sobre os desafios e perspectivas da produção de alimentos saudáveis e segurança alimentar na capital potiguar.

Compondo a mesa institucional, estavam presentes o Chefe do Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Otávio Escócia, representando o titular da pasta, Thiago Mesquita. Além da vereadora Brisa Bracchi e a arquiteta e primeira coordenadora da Secretária da Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), Jayne Pereira.

O projeto de fomento é executado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC), partir de recursos aprovados pela Emenda Parlamentar nº 03/2022 da vereadora Brisa Bracchi e do Fundo Único do Meio Ambiente do Município de Natal (FUNAM). A execução do projeto ocorre pela celebração do Termo de Colaboração, assinado entre a Prefeitura de Natal, por meio da Semurb e a AACC.

A Semurb está participando como parceira do projeto e também atuará no apoio ao monitoramento. "Através do Setor de Educação Ambiental, a Semurb está participando da concepção desde quando a emenda foi enviada para secretaria. Já participamos de diversas reuniões para construir e pensar nas práticas a serem aplicadas no projeto junto à AACC e a vereadora Brisa, contribuindo também no apoio do campo e no que foi necessário junto às atividades da emenda”, disse Escócia.

O mapeamento tem a intenção de dar visibilidade e estabelecer conexões de experiências, abrangendo hortas comunitárias, hortas pedagógicas, quintais produtivos, agricultura familiar e etc, na capital potiguar.

Formulário do mapeamento

O formulário contém questões sobre a experiência, produção, participação, dificuldades e propostas. Todas as pessoas que realizam experiências agroecológicas podem participar do mapeamento, contribuindo para maior visibilidade da produção de alimentos saudáveis, e auxiliando na produção de ações de apoio, serviços e políticas públicas para a promoção das experiências agroecológicas em Natal.

O preenchimento do formulário do mapeamento está disponível para acesso através do link www.nutrir.com.vc/mapa . Para preencher o formulário basta clicar no botão amarelo (+) e responder as questões.