O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Natal – Procon Natal, realizou pesquisa de preço de equipamentos de proteção individual – EPI, como luvas de procedimento e máscaras descartáveis. O objetivo da pesquisa é esclarecer aos consumidores onde encontrar esses produtos pesquisados com os melhores preços, muito utilizado nos dias de hoje que necessitam para a atividade de cuidadores em seu lar.

A pesquisa foi realizada no comércio da cidade do Natal, em 29 estabelecimentos como farmácias, drogarias e comércio de produtos hospitalares, nas quatro regiões. A pesquisa foi realizada entre os dias 02 a 11 deste mês e também contemplou materiais como luvas de procedimento em látex e máscaras descartáveis de tripla proteção com elástico. Também foi realizada uma pesquisa desses mesmos produtos pela internet.

O preço médio encontrado para a caixa de luvas de procedimentos de látex com 100 unidades foi de R$ 55,76, no ano passado esse mesmo produto custava R$ 58,40, registrando uma redução de R$ 2,54 de um ano para o outro. Para as máscaras descartáveis com tripla proteção e proteção nasal, caixa com 50 unidades, foi verificado o mesmo comportamento, ou seja, uma redução nos preços no mercado. No ano passado o o registro do preço médio das máscaras foi de R$ 25,82 e neste ano a pesquisa encontrou o mesmo produto sendo vendido em média, nos estabelecimentos pesquisados, por R$ 20,86 e isso, representa uma diferença de um ano para o outro de R$ 4,96. Este comportamento de queda nos preços vem sendo observado consecutivamente a cada ano.

Pela internet o preço médio da caixa de máscaras com 50 unidades custa R$ 25,74, já para as luvas de procedimentos o preço médio encontrado foi de R$ 43,27. O Procon Natal adverte aos consumidores que pretendam fazer compras pela internet, uma vez que comparando os mesmos produtos, as luvas de procedimentos foram registradas mais baratas pela internet em R$ 12,49, e as máscaras, também na internet, têm os preços mais altos em R$ 4,88. No entanto, o consumidor deve estar atento para não ser vítima e cair em golpes ou fraudes. As pessoas devem observar na hora da compra pela internet alguns cuidados como: verificar se o site é seguro e confiável, dar preferência a marcas conhecidas, desconfiar de ofertas com preço muito baixo e ficar atento ao compartilhar seus dados pessoais.

O Núcleo de pesquisa ressalta a importância do consumidor pesquisar, uma vez que a pesquisa abrangeu todas as regiões da cidade, em localidades próximas a hospitais, bairros distantes dos grandes centros e até mesmo grandes redes nacionais e regionais desse comércio em localidades distintas.

Por fim, a pesquisa encontrou preços e marcas diferentes, ou seja, uma grande variedade desses produtos e o consumidor deve avaliar a qualidade e os preços nos estabelecimentos, prevalecendo seus direitos antes da compra. O Procon Natal elaborou uma lista com variações entre o maior e menor preço, com os endereços e telefones dos estabelecimentos pesquisados e os preços mais baratos encontrados na pesquisa, e disponibiliza em sua página no endereço eletrônico www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. É permitida a cópia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.