Nesta semana, os serviços de melhorias e nova acessibilidade em calçadas da cidade continuam. Realizadas pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o trabalho prossegue em vias da zona Sul.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, os serviços já foram finalizados na avenida Amintas Barros e prosseguem na Av. Jaguarari, ambas em Lagoa Nova. "Na Amintas, concluímos 8.900,75 m2. E na Jaguarari temos 974,40 m2 de serviços. Nos próximos dias, iniciaremos também na Av. São José, onde já começamos a demolição das calçadas antigas e sem acessibilidade", explicou o secretário de Infraestrutura.

As próximas avenidas que receberão os serviços da Prefeitura são Prudente de Morais, Norton Chaves e Tororós. "Na Prudente, temos 181,39 m2 para concluir; na Norton Chaves, 1026,30 m2; e na Tororós, 594,12 m2", pontuou Carlson Gomes.

Segurança e mobilidade

O objetivo da obra é proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais, que terão novas ferramentas para caminhar com mais segurança nos locais. Os trechos incluídos das ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol estão distribuídos em três zonas denominadas azul, roxa e amarela. "O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões. Uma verdadeira revolução em segurança e mobilidade aos inúmeros usuários que circulam pelos locais", informou o titular da Seinfra.

O processo de requalificação obedece às normas vigentes de acessibilidade. "Todas as calçadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. As obras possuem faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias", ressaltou o secretário Carlson Gomes.

Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, são instaladas passagem de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.