Um trecho da rua João Pessoa, Cidade Alta, será interditado a partir desta segunda-feira (15) para a obra de requalificação do centro da cidade. Entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, já a partir das 8h, o trecho será interditado para o trânsito de veículos, sendo liberada apenas a circulação de pedestres. A obra pretende incrementar a área para valorizar o comércio e incentivar o turismo, além de tornar o espaço instagramável.

A interdição da rua será acompanhada pelos agentes da STTU enquanto durar a obra, para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação. A obra de requalificação viária inicia pela escavação da via para colocação de dutos para fiação subterrânea e a previsão da STTU é de que a interdição dure 35 dias para a primeira etapa.

O projeto da obra, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, foi apresentado aos integrantes do Viva o Centro, que representa os comerciantes dessa região.

A obra vai trazer acessibilidade ao pedestre, melhor arborização para a área e conceitos modernos de convivência. O início dos serviços de infraestrutura nesta próxima semana, para instalação dos dutos, deve seguir até junho. A segunda etapa avança até a calçada da rua Felipe Camarão, com previsão para realização dos serviços nos meses de junho e julho. E por fim, o último trecho a ser trabalhado, até a calçada da avenida Deodoro da Fonseca, de julho até agosto.

A proposta deste projeto, que pretende trazer de volta a convivência no bairro, já foi apresentada pelo prefeito Álvaro Dias aos comerciantes da Cidade Alta, em fevereiro, no Palácio Felipe Camarão. Na ocasião, ele reafirmou seu compromisso em revitalizar a Cidade Alta e a Ribeira, ouviu as sugestões dos comerciantes e empresários.

Revitalização
Segundo a secretária adjunta de Meio Ambiente e Urbanismo, Alessandra Marinho, o reordenamento da rua João Pessoa faz parte dos projetos da Prefeitura de Natal para revitalização do Centro Histórico, nos bairros de Cidade Alta e Ribeira. A rua vai ganhar áreas de convivência, com vários caramanchões - cobertura arborizada, servindo como ponto de descanso e contemplação.  Além disso, a via será arborizada, tendo em vista que Natal é uma cidade quente.

“Pelo projeto, a Rua João Pessoa não terá mais a diferenciação de altura de nível, entre calçada e via. Para diferenciar a passagem de veículo e de pedestre serão utilizadas texturas e cores diferentes no piso e haverá amplo espaço para convivência e circulação de pessoas”, explica a secretária.

Além disso, a obra vai garantir a revitalização da Praça Padre João Maria. Próximo à Praça, foi desenvolvido, também, um espaço lúdico de descanso e de brincadeira para crianças. Um pouco mais à frente, haverá um espaço exclusivo para pedestres desde o trecho entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, o qual contemplará um palco que permite a visualização de qualquer ponto do trecho, para atrações culturais.