Com o intuito de ampliar espaços e promover a inserção do artesanato no consumo local, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social – Semtas, firmou parceria com a Comjol Material de Construção.  A empresa potiguar abriu as portas para receber 20 artesãos e 12 agricultores da agricultura familiar, que farão exposição dos seus trabalhos para comercialização em formato de rodízio semanalmente, todos credenciados pela Semtas. 

 

A feira começa nesta quinta-feira (27), e os visitantes vão encontrar materiais como bonecas de pano, acessórios de casa, mel, bolsas, arte sacra com grutas, roupas, peças em madeira sustentável, quadros em pontilhismo e crochê, entre outros produtos.

 

A Feirinha de artesanato vai funcionar no estacionamento da loja, por onde circulam diariamente cerca de 500 a 1000 pessoas. Os artesãos vão trabalhar de quinta a  domingo com horários diferentes, de quinta a sexta das 7h30 às 19h, no Sáb 8h às 18h e no Dom 8h às 14h, e os agricultores somente aos sábados. 

 

A parceria entre a Semtas e a Comjol visa valorizar a produção natalense por meio do incentivo ao consumo de artigos e peças artesanais. A criação da nova feirinha de artesanato é parte do processo de fomento do artesão natalense. Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, a criação de um novo espaço para exposição do artesanato vem para consolidar um trabalho de apoio e reconhecimento do microempreendedor natalense. "A parceria com a Comjol retoma os compromissos assumidos pela gestão: de valorização e apoio ao artesanato genuinamente potiguar e a agricultura familiar. Agradecemos a equipe da loja por viabilizar a abertura e por essa importante parceria”, afirmou. 

 

Para o artesão Márcio Scapin é muito importante ter mais um espaço voltado para o artesanato na cidade “É muito importante ter um local como esse, pois nos sentimos valorizados, mostrando nossos produtos. A venda é consequência da exposição, só de podermos estar aqui é gratificante, estamos fazendo o certo.”

 

“É uma felicidade muito grande participar juntamente com a Prefeitura dessa parceria apanhando o artesanato local e o  hortifrutigranjeiro. Nós recebemos muitas pessoas em nossa loja e esperamos que com essa parceria possamos beneficiar a nossa cidade”, diz José Lucena, diretor geral da loja.

 

A cliente e arquiteta Manoela Séfora, que passava no local, parou para ver as peças e parabenizou pela iniciativa. “Acho super importante encontrar espaços aqui com estrutura para outros fornecedores, no caso o artesanato. Que possamos conhecer o trabalho desses artistas e levar um presente para alguém ou até mesmo complementar uma decoração”, completou que sempre após o encerramento de um trabalho deixa uma lembrança para o cliente  e agora na Comjol terá mais uma opção de diversidade e possibilidade de conhecer o trabalho dos artesãos.