Com uma estrutura física moderna e de qualidade, espaços amplos, acessibilidade, mobiliários e materiais pedagógicos preparados para atender às necessidades do Ensino Fundamental, o prefeito Álvaro Dias entrega à população de Natal mais uma unidade de ensino. A inauguração da nova sede da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura será nesta quinta-feira (27), às 17h, na Avenida Solange Nunes do Nascimento, 277, bairro Cidade Nova, zona oeste da capital. O investimento ficou na ordem de R$ 2.469.567,17 com recursos da Prefeitura do Natal e complementação do Salário Educação do MEC.

A obra foi executada pela empresa Arko Construções LTDA. O novo prédio conta com dois pavimentos e é composto de guarita, diretoria, arquivo, almoxarifado, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, biblioteca, laboratório de informática, sala multifuncional, oito salas de aula, pátio coberto, refeitório, cozinha, área de serviço, despensa, casa de gás, casa de lixo, área técnica, quatro banheiros para deficientes, três banheiros femininos e três banheiros masculinos, depósito de material de limpeza e estacionamento. A escola atendia 325 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em 2021 e com a nova estrutura a capacidade de atendimento vai para 510 alunos, ampliando 185 novas vagas.

A Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura conta com 22 professores efetivos e dois temporários, dois coordenadores pedagógicos, cinco estagiários, dois auxiliares de serviços gerais, quatro agentes de desinfecção, dois assistentes de secretariado, oito porteiros, duas merendeiras, três auxiliares de cozinha e dois profissionais de apoio escolar.  A unidade é administrada pelas professoras Magnólia Maria Marques (gestora administrativa-financeira) e Raquel Garcia de Araújo (gestora pedagógica).

Professora Zeneide Igino de Moura

Zeneide Igino de Moura nasceu em Angicos (RN), em 02 de julho de 1947, sendo filha do casal João Raimundo de Moura e Maria Igino de Moura. Evangélica da Igreja Presbiteriana do Alecrim, na época pastoreada pelo reverendo Herly Parente que a incentivou, em 1961, a trabalhar no programa “De pé no chão também se aprende a ler”, aos 14 anos durante a gestão do prefeito Djalma Maranhão. Estudante da rede pública, Zeneide Igino concluiu o curso pedagógico no Instituto de Educação Presidente Kennedy.

Continuando a carreira como professora lecionou na Escola Belém de Judá, Escola Estadual Jean Mermoz, Escola Estadual Padre José Maria Biezinger, Escola Estadual Peregrino Júnior, Escola Municipal Chico Santeiro e Escola Municipal Ferreira Itajubá, sendo esta última a escola que permaneceu até a aposentadoria no ano 2000. Estimada por todos, a professora Zeneide Igino de Moura tinha personalidade solidária e extremamente positiva. Foi um exemplo de filha, irmã, tia e professora.

Depois da aposentadoria, deu continuidade à trajetória como educadora na Congregação Presbiteriana do Vale Dourado, conseguindo enfim atingir o objetivo de ensinar para as crianças a palavra de Deus. A professora Zeneide Igino de Moura faleceu em 29 de maio de 2001, em decorrência de uma parada cardíaca.