Em continuidade às ações de fortalecimento das unidades de ensino, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no final da tarde desta terça-feira (18) uma formação para os profissionais de segurança da Rede Municipal de Ensino.  O secretário em substituição legal, Aldo Fernandes, juntamente com o diretor do departamento de Recursos Humanos e o comandante da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar (ROPE) estabeleceram o grupo multidisciplinar de segurança nas unidades de ensino, com foco na prevenção e segurança dos estudantes e colaboradores. O encontro aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, zona norte da cidade.

O secretário Aldo Fernandes iniciou o momento com recomendações e relembrando a importância da competência da equipe de segurança para a Rede. “Vamos realizar constantemente esse ciclo de conversas, de informações, dialogando com os porteiros, com os gestores para falar sobre toda essa interatividade social no que tange a construir um ambiente agradável e harmônico de trabalho. Estamos trazendo a ROPE, porque dentro das atividades ostensivas, corretivas, nós temos uma atividade preventiva buscando exatamente levar um pouco de conhecimento e de informações necessários para humanização no dia a dia”, pontuou Fernandes.

No segundo momento da formação, o diretor do DRH, Daniell Rendall fez uma palestra para os porteiros, acompanhado pelo representante da empresa contratante dos trabalhadores, destacando pontos, como por exemplo, o fardamento, horários, registros, proibição de entrada de pessoas desconhecidas, atendimento ao público, entre outros tantos procedimentos para fazer o ambiente escolar seguro e agradável.  “Esse momento tem como maior objetivo a valorização do trabalhador, não adianta apenas cobrarmos deles, temos que dar condições também, qualificar. A Secretaria tem essa missão e conta com uma grande parceria, que é a Guarda Municipal”, destacou Rendall.

“Nós falamos um pouco sobre a crise de segurança, sobre as questões da escola, e orientações para os porteiros no dia a dia. Orientamos melhores tomadas de decisão na segurança e principalmente nesse contexto, como se portar durante esses novos rumores de segurança nas escolas”, reforçou o inspetor da Guarda Municipal e coordenador geral da ROPE, Bruno Pinheiro Tavares.

Para a gestora administrativa da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Maria Ziane de Araújo Dantas o conhecimento nunca é demais. Dentro dessa questão toda na  sociedade de insegurança, a formação dos porteiros é fundamental porque eles trabalham visando proteger tanto o espaço físico, como proteger as pessoas da escola, sejam estudantes, professores, pais, todas as pessoas que estão dentro da escola ou que passam pela portaria. Enalteço aqui a importância da Secretaria Municipal de Educação de se preocupar com essa situação de segurança nas escolas. Está realmente no momento de ter essa união entre os diversos órgãos. Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal e a empresa na qual eles são contratados ”.

O porteiro da Escola Municipal Professor Waldson Pinheiro, Carlos Wanderson Farias da Silva, relatou que achou a palestra bem interessante. “Tiramos muitas dúvidas sobre algumas questões importantes, tiveram perguntas de colegas que nós mesmos estávamos precisando saber, além disso, nós tivemos a liberdade de conversar diretamente com o representante da empresa em que trabalhamos e também com Daniell Rendall”.