O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Natal, da Prefeitura Municipal do Natal, realizou nas duas últimas semanas do mês de março, pesquisa de preço de ovos de chocolate para a Páscoa, e constatou um aumento de 15,21% em relação à pesquisa do ano de 2022.

A equipe percorreu 24 estabelecimentos do comércio da capital entre Supermercados, Hipermercados, Lojas de departamento/especializadas e Atacarejos. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 30 de março, abrangendo quarenta tipos variados de ovos e chocolates de várias marcas, com gramaturas de 45g até 560g. Como também caixas de bombons sortidos com 250g das mesmas marcas.

Metodologia aplicada
O Núcleo de Pesquisa, para uma melhor análise real da variação dos preços médios, considera o preço do grama do chocolate. O comparativo dos preços e a variação encontrada tem como base os preços do período que antecede a semana santa do ano passado. Foi encontrada a variação do preço do chocolate nas duas semanas pesquisadas no mês de março e os preços do ano anterior e atual.

Uma das constatações da pesquisa este ano foi que em alguns estabelecimentos a variedade de chocolates exposta é bem menor que no ano passado. No entanto, um hipermercado da zona norte estava com todas as marcas de chocolates, a variedade chegou a 80% na primeira semana e 83% na segunda. Em alguns casos o chocolate estava com os preços abaixo da média, chegando a registrar uma diferença de R$ 2,88, mais barato. Outro estabelecimento com grande variedade de chocolates estava com 85% de ovos de páscoa, mas os preços em muitos casos eram acima da média. Alguns produtos registram preços menores no intervalo de uma semana para outra chegando a uma diferença de R$ 3,00.

Na segunda semana, foi observado uma redução nos preços de (-1,70%), e mesmo com essa redução encontrada, a pesquisa também registrou ovos de páscoa com preços maiores entre as duas semanas. Analisando o preço médio do chocolate por 100 g, no ano passado era de R$ 17,72, já neste ano, a pesquisa encontrou 100 g de chocolate sendo vendido no comércio por R$ 20,72, isso representa um custo para o consumidor de R$ 3,00 de ano para o outro.

O objetivo principal desta pesquisa é orientar os consumidores em suas compras de páscoa neste período, e também, para verificar possíveis diferenças de preços existente entre os estabelecimentos, assim como o endereço, a pesquisa também encontra-se disponibilizada no site: www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa, e nela o consumidor encontrará variação de maior e menor preço, os preços médios dos ovos de páscoa e caixas de bombons pesquisadas que compõem os diversos tipos de chocolates pesquisados. Em posse desses dados o consumidor natalense pode buscar vantagem no melhor preço para comprar. É permitido cópia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.

O Procon Natal, recomenda aos consumidores que para garantir o chocolate da páscoa economizando, acessem a pesquisa para conferir os preços por estabelecimento antes de comprar. Uma vez que todo ano na última hora os estabelecimentos não têm mais uma grande variedade de seus produtos, para os que desejam os produtos mais procurados como os ovos com temas infantis, adquiram com antecedência.