A manhã deste sábado (1) foi marcada pela entrega de mais um equipamento público à cidade de Natal. O prefeito Álvaro Dias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), requalificou  o  Bosque das Mangueiras, localizado no bairro de Lagoa Nova, zona sul da capital.

O Bosque das Mangueiras conta com um novo projeto de Agroecologia, espaço para atividades físicas e entretenimento. A Prefeitura investiu R$ 1 milhão, em recursos oriundos do convênio da Sudene com o Município, para realizar todas as melhorias.

O prefeito Álvaro Dias participou da solenidade de entrega do novo equipamento e agradeceu a presença da população durante a inauguração. “A prefeitura entrega mais um espaço de convivência para as pessoas se confraternizarem tendo mais qualidade de vida. Hoje é um dia muito feliz e quero agradecer a cada que veio prestigiar a requalificação do Bosque das Mangueiras, mais um lugar que vai oferecer qualidade de vida à população de Natal”, disse.

A requalificação arquitetônica e urbanística compreendeu a reforma total do atual prédio da administração, equipado com salas de aula, administrativo e banheiros para visitantes. Além disso, foi implantada nova iluminação e a recuperação da pista de corrida e caminhada.

De acordo com o titular da Semurb, Thiago Mesquita, a obra do Bosque das Mangueiras é  uma ação integrada entre as secretarias municipais. “As obras contaram com a importante participação das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) na reforma da pista de caminhada; de Serviços Urbanos (Semsur), na parte de paisagismo e iluminação; e de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), na parte de reforço da estrutura. A Guarda Municipal (GMN) também colaborou com a segurança no bosque”, destacou.

O local foi contemplado com o Projeto de Fomento à Agricultura Agroecológica Urbana, concebido através de convênio SICONV N° 828301/2016, cuja proposta visou a requalificação como meio de consolidação da agricultura urbana orgânica em Natal.

Aos sábados, o Bosque conta com a feirinha orgânica do Gramorezinho, das 5h às 10h30, que oferece uma vasta variedade de produtos. A moradora do bairro de Lagoa Nova, dona Nina Silva de 75 anos, falou da alegria de poder usufruir do local, e garantiu suas compras de legumes na Feirinha Orgânica. “Assim que soube da inauguração vim correndo pra cá. Aqui é um lugar muito agradável e perto da minha casa. Já vim comprar as verduras e os legumes da semana na feirinha orgânica porque aqui os produtos são de qualidade. Parabéns à Prefeitura por entregar mais um espaço pra população”, frisou a moradora do bairro.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Paulinho Freire, o presidente da Câmara, Eriko Jácome, os vereadores Robson Carvalho, Hermes Câmara, Preto Aquino, Felipe Alves, Camila Araújo, secretários, servidores municipais e moradores da região.

O Bosque

O Bosque das Mangueiras é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal e ocupa 14.125 m². Localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, entre a Av. Nascimento de Castro, Jaguarari e Rua Tertius Rebelo. E cuja gestão e administração é de responsabilidade da Semurb, por intermédio do Departamento de Gestão de Parques e Bosques (DGPB).

Pertencente ao Bioma Mata Atlântica, conforme classificação do Manual Técnico da Vegetação Brasileira (IBGE, 2012), o local dispõe de passeios acessíveis que conduzem o visitante a diferentes zonas de uso, como também para a prática de atividades físicas como caminhada e corrida.

De acordo com o levantamento florístico realizado pela Semurb em 2021, foi verificada a ocorrência de espécies nativas como pau-brasil, cajueiro , craibeira, pitanga , sibipiruna, pitomba, jenipapo-bravo, catanduva , massaranduba, entre outras. Já com relação às espécies exóticas na área do Bosque das Mangueiras, destacam-se mangueira, sapoti , jaqueira, dendezeiro, castanhola, entre outras.