Natal recebe no próximo mês de abril, uma vasta programação com importantes eventos sobre temáticas ambientais, sobretudo, mudanças climáticas. Serão simpósios, conferências e encontros com palestras, visitas técnicas e capacitações, que vão fomentar as discussões sobre sustentabilidade na capital potiguar.

A  programação começa com o II Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza, que vai acontecer de 12 a 15 de abril, com abertura no Parque da Cidade. O evento coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) será exclusivo para inscritos, e deve contar com a participação de 21 membros da região Nordeste, entre cidades e estados.

Na mesma semana, de 13 a 15 de abril, também acontece na cidade, a 1ª Conferência Potiguar do Clima (COP RN). O evento é aberto para o público geral e visa estimular nos municípios potiguares alternativas climaticamente sustentáveis. A expectativa é de receber representantes de cada um dos 167 municípios do Estado.

A COP RN é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Prefeitura do Natal, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Câmara Municipal de Natal , Assembleia Legislativa do RN, Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público do RN e Projeto Arboriza Natal.

Também no período, de 11 a 14 de abril, ocorre o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que faz parte do Projeto Klimapólis, desenvolvido em São Paulo e no Rio Grande do Norte.

O Simpósio contará com a participação da Universidade Mackenzie (SP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), instituições alemãs, representantes de setores públicos de Natal e do Estado, organizações não governamentais e legisladores.

E pretende abrir o debate entre os pesquisadores da área com os atores envolvidos na gestão pública e com representantes da sociedade. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita participa como palestrante do simpósio.

Para Thiago Mesquita, a importância desses eventos em Natal, além de deixar em evidência o Município em nível regional e nacional, é trazer uma discussão técnica e qualificada com foco no nosso território.

E destaca também sobre a necessidade da mudança de hábitos contemporâneos e o trabalho conjunto com as políticas públicas, para que ocorra de forma efetiva a diminuição do agravamento dos impactos das mudanças climáticas.

“A concentração de gases de efeito estufa potencializa o efeito estufa natural, com consequências em todo o meio ambiente. A geração de resíduos, alto consumo de energia e utilização de recursos naturais piora os efeitos negativos das mudanças climáticas. Sendo cidadãos e consumidores mais conscientes é possível frear os impactos negativos”, diz Mesquita.