A Prefeitura do Natal vai mudar o cenário do Canal do Baldo. O local antes usado pela população para descartar resíduos e entulhos dará  lugar a uma unidade complementar do Horto Municipal, um projeto que ampliará a produção de mudas e plantas para a recomposição da arborização urbana da cidade.  A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou as obras no dia 10 de fevereiro e prevê a entrega no início do mês de abril.

De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, o projeto é uma iniciativa moderna com condições de produção e manejo de mudas para impulsionar o plano de arborização da cidade. “O espaço vai contribuir para  tornar a cidade de Natal muito mais verde, mais arborizada,  mais saudável e sustentável, com um olhar ambiental direcionado às próximas gerações”, disse o secretário.

Atualmente, a cidade do Natal possui apenas um Horto Municipal, situado na zona Norte, que dá suporte a toda demanda de arborização e paisagismo de praças e canteiros, além do programa Planta Natal que desenvolve o projeto de plantio de 20 mil mudas de plantas nativas nas diversas regiões da cidade.  O projeto do Horto do Baldo consiste na construção de baias de acomodação das mudas, estufa, implementação de estrutura administrativa com banheiros masculino e feminino com acessibilidade, depósito, recuperação do muro e através da ação da STTU a completa requalificação de calçadas para passeio público.

Segundo a secretária Executiva do município e coordenadora do projeto Planta Natal, Danielle Mafra, o novo espaço será o primeiro viveiro público do estado especializado em mudas adultas. “Pensamos em um espaço que favorecesse a logística dos plantios para toda a cidade e precisávamos de um local para que as mudas passassem por um período de aclimatação antes de serem plantadas. O viveiro vai receber as mudas em tamanho adulto, que serão preparadas para o plantio imediato. Nesse espaço teremos uma logística melhor para o transporte do Planta Natal e para as ações de paisagismo das praças, assim como uma maior garantia de melhoria da taxa de pega dos plantios nas ruas”, afirma.