A fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com apoio da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal (ROMU) atuou na vistoria de poluição sonora nas zona Sul e Leste da cidade, no último fim de semana, dias 11 e 12 de março. Um evento foi interditado, em Ponta Negra, e dos quatro estabelecimentos vistoriados por denúncias de poluição, um foi interditado parcialmente, em Nova Descoberta.

De acordo com as informações da fiscalização da secretaria, o evento ocorria no sábado (11), na Praça dos Gringos. “A equipe de fiscais autuou e encerrou a atividade de música ao vivo com interdição de via pública, devido à ausência de autorização da Semurb. O responsável terá um prazo legal de até dez dias para apresentar defesa administrativa”, disse o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb no plantão, Iang Chaves.

Ainda no sábado, na zona Sul, um bar também com realização de música ao vivo foi interditado parcialmente e aplicada multa grave, em Nova Descoberta. “ O local estava descumprindo as condicionantes do Alvará de Funcionamento, no que refere-se a ausência de isolamento acústico necessário a realização de música ao vivo. A multa pode chegar a R$ 9.918,24 reais”, acrescenta Chaves.

Já no bairro de Lagoa Seca, zona Leste, a fiscalização atendeu a duas denúncias de poluição sonora, o primeiro estabelecimento “teve seu representante intimado a comparecer à Semurb para esclarecer detalhes do funcionamento, uma vez que o gerador de energia do local era o causador do barulho”, descreve o supervisor de fiscalização. E o segundo local, um bar, estava fechado no momento da ação.

Mais dois estabelecimentos foram fiscalizados nos bairro de Tirol e Lagoa Seca, mas também estavam fechados no momento da vistoria. A equipe deverá retornar em momento posterior a fim de constatar se há infração.

Por fim, no domingo (12), a equipe realizou vistorias com objetivo de subsidiar ações de processos do Ministério Público na Av. Industrial João Francisco da Mota, nas Quintas e na Rua Novo Guarapes. E ainda, no bairro Planalto, foram vistoriados terrenos com abates de vegetais e deposição irregular de resíduos. “Será realizada a identificação do proprietário para possível autuação”, explica Chaves.

Já no bairro Pitimbu, na Av. dos Caiapós, foi feita uma vistoria em uma cratera que está se formando e poderá atingir o funcionamento regular da avenida. “A secretaria municipal de Infraestrutura será oficializada quanto a necessidade de intervenção no local o quanto antes”, finaliza o supervisor.

Os canais de denúncia de poluição sonora são a Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda no 190 do Ciosp, nos fins de semana e feriados.